Ricardo Marques diz que SMTT quer comprar equipamento de reconhecimento facial para multar motoristas

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/11/2023 16h15, última modificação 09/11/2023 16h15

Foto: Gilton Andrade

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) revelou que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) publicou no Diário Oficial o interesse em instalar câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos nas vias e faixas exclusivas em Aracaju.

Segundo o vereador, a SMTT quer por meio de pregão eletrônico, comprar esses equipamentos no valor de mais de R$ 10 milhões de reais.

Ricardo Marques diz que o reconhecimento facial é uma tecnologia importante, mas que sua utilização ainda precisa ser bastante discutida por causa dos erros que apresentam. Outro ponto que o parlamentar levantou é a possibilidade da criação de uma indústria de multas no último ano de gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.

O vereador concluiu questionando sobre um investimento de R$ 15 milhões feito em 2018 pela Prefeitura de Aracaju na compra de semáforos inteligentes.

"Até hoje, cinco anos após a aquisição, os equipamentos continuam sem utilização efetiva por falta de uma sala de controle e um programa de computador para gestão dos algoritmos e dados relacionados ao trânsito de Aracaju, explica o vereador.