Retorno do programa Horas de Estudo é lembrado pelo vereador Professor Bittencourt
No Grande Expediente desta quinta-feira, 27, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB), destacou o lançamento do programa Horas de Estudo 2017, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju que tem como objetivo investir e fortalecer a educação continuada e permanente dos professores da Rede Municipal de Ensino. A solenidade acontece logo mais às 19h, no Auditório da Faculdade Pio Décimo, Campus I, Centro.
“Os professores da Rede Municipal têm por direito assegurado o percentual da sua hora de trabalho a ser reservada exclusivamente para os estudos, a qualificação e a formação. Infelizmente, na gestão anterior, os profissionais ficaram quase dois anos sem que essa atividade fosse efetivada. Agora, os professores poderão contar com estudos continuados e dinâmicos para aprimorar os seus conhecimentos pedagógicos”, ressaltou Bittencourt.
De acordo com o líder do prefeito na Câmara Municipal, o programa Horas de Estudos é um grande avanço que marca a valorização do servidor. “A qualificação profissional contribui bastante para a atuação em sala de aula. É fundamental. O professor não sai da universidade completamente formado. Lá ele tem a sua base. A vivência é na sala de aula. É no dia a dia que ele constrói seus caminhos, precisando estar constantemente envolvido no processo de aperfeiçoamento”, salientou.
A aula inaugural do programa Horas de Estudo contará com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, da secretária municipal da Educação, Cecília Leite, a coordenadora do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), Rita Amorim. A solenidade será marcada pela palestra "Direitos de Aprendizagem como Direito Humano", ministrada pelo professor Itamar Freitas de Oliveira, da Universidade de Brasília (UnB). “A aula inaugural terá a honra da presença do professor Itamar Freitas, que foi meu colega na Universidade Tiradentes (Unit), atuou na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e, agora, está na UnB. Trata-se de um dos maiores e mais importantes nomes da produção historiográfica brasileira, no que diz respeito à Educação, mais especificamente ao ensino de História”, pontuou.