Representante da Comunidade Paraíso do Sul apela pelo abastecimento de água
A representante da Comunidade Paraíso do Sul, do bairro Santa Maria, Suzana Alves discursou durante a Tribuna Livre, na 26ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira, 18, no Plenário Vereador Abrahão Crispim. A moradora lembrou o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e realizou um apelo aos vereadores pelo fornecimento de água na comunidade, situação que tem prejudicado a qualidade de vida de diversos aracajuanos.
“A água é um bem humano e, como eu sou representante do Loteamento Paraíso do Sul, no bairro Santa Maria, venho comunicar a vocês a necessidade que a comunidade está passando pela falta de fornecimento de água. A água é uma necessidade para humanidade, sem água não tem a possibilidade de existência”, ressaltou Suzana Alves.
A representante da Comunidade Paraíso do Sul destacou que a maioria dos moradores estão sem acesso à água potável. “A partir do momento que vocês puderem conhecer a nossa comunidade, vocês vão ver muitas necessidades que passamos. Muitas pessoas dizem que preferem ficar sem energia a ficar sem água. Estamos necessitando que seja implantada a água na comunidade”, afirmou.
Por fim, Suzana Alves solicitou aos vereadores que ajudem a comunidade a terem o abastecimento de água. “É difícil, mas eu sei que podemos estudar uma forma de como chegar a água na comunidade. A água é muito importante, água é vida, água é saúde. As pessoas não conseguem viver sem água”, concluiu.
Apartes
Para o vereador Professor Bittencourt (PDT), “água é um tema fundamental para a vida. Cada dia mais, a gente precisa tratar disso, a água é um bem extraordinário. Vamos somar esforços para buscar soluções junto a essa nova diretoria da Deso. Água é afirmação da cidadania. Estou completamente à disposição. Não ter água em casa é um grande problema”.
O parlamentar Joaquim da Janelinha (Prós) afirmou que tem a Comunidade Paraíso do Sul como sua segunda casa. “A sua demanda é algo que a gente vem tratando aqui nessa Casa. Existe essa problemática na Deso se será uma PPP [Parceria Público Privada] ou concessão. A Deso precisa ter uma atenção maior. A reivindicação é valida”, disse.
A vereadora Professora Ângela Melo (PT) colocou-se à disposição da comunidade para ajudar. “Uma das nossas primeiras preocupações foi com a água em lugares onde ela não chega. Aqui nós temos uma luta para que a Deso continue como uma empresa pública. A água não pode ser uma mercadoria para que ela chegue em abundância em todas as casas”, defendeu.
De acordo com a parlamentar Emília Corrêa (Patriota), “o assunto é de alerta não só para a Comunidade Paraíso do Sul, mas para toda a cidade de Aracaju. A água não pode ser considerada mercadoria, a água é vida, todos nós precisamos de água. A gente não pode admitir que a água seja privatizada. Nos colocamos também à disposição da Comunidade Paraíso do Sul”.
O vereador Paquito de Todos (Solidariedade) reforça a relevância do tema abordado pela representante da Comunidade Paraíso do Sul. “É lamentável a gente ver, em pleno século XXI, uma comunidade, dentro de Aracaju, sofrer com problema de água. É preciso que a Deso tenha a responsabilidade de levar a água até as residências”, pontuou.
A vereadora Professora Sonia Meire (Psol) assinalou que a Casa Legislativa tem feito várias denúncias e indicações sobre esse tema. “É muito importante que essa denúncia venha mais uma vez aqui nessa Casa. Nós precisamos continuar para que a direção da Deso tenha uma atenção maior, pois está deixando de atender aos objetivos fundamentais da empresa. A luta pelo direito à água é a luta para manter a Deso pública também”, enalteceu.
O parlamentar Pastor Eduardo Lima (Republicanos) afirmou que realiza constantes visitas na Comunidade Paraíso do Sul. “Amanhã, nós temos uma audiência na Deso para tratar sobre a construção da rede de água em algumas ruas. Estamos cobrando insistentemente. Estamos empenhados, continue confiando na Casa do Povo”, solicitou.
Segundo o vereador Dr. Manuel Marcos (PSD), “como médico, tenho a consciência da importância da água para uma comunidade. É uma questão de saúde pública. Nunca entendi como surge um novo bairro sem a estrutura de água. Aqui é a Casa do Povo, aqui é o local para você fazer as suas reivindicações”.
Para finalizar, o vereador Fabiano Oliveira (PP) reforçou que a Câmara Municipal de Aracaju estava à disposição da Comunidade Paraíso do Sul e da população aracajuana. “Muito obrigado pela presença, seja sempre bem-vinda, senhora Suzana”, concluiu.
Tribuna Livre
É um espaço para que os cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil se manifestem na Tribuna do plenário sobre assuntos de interesse público. Uma mesma entidade ou um mesmo cidadão poderá fazer uso da Tribuna Livre uma vez por ano, garantindo, assim, a participação e manifestação de diferentes representações da comunidade e de munícipes na Câmara de Vereadores.