Proteção das abelhas: Projeto de Breno Garibalde é aprovado na Câmara de Aracaju
por Nayana Araujo - Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 17h19
A Câmara de Aracaju aprovou nesta quarta-feira, 12, o Projeto de Lei n° 139/2022 de autoria do vereador Breno Garibalde, que dispõe sobre o resgate, captura, remoção e proteção de abelhas e a flora melífera do município de Aracaju.
“Segundo estudos, as abelhas são responsáveis por 70% do que comemos, porque elas fazem a polinização dos alimentos. Então, a preservação dessas espécies é fundamental. Para isso, é necessária a implantação de políticas públicas de proteção desses animais, como também a conscientização das pessoas”, declara o parlamentar.
Ainda segundo Breno, o desmatamento e a poluição são fatores que têm acabado com a população de abelhas na nossa cidade. "Por isso, o projeto vem no sentido de garantir proteção e recolhimento dessas abelhas. Inclusive já existe um local específico para esses cuidados, que é o meliponário do Horto Florestal do Parque da Sementeira”, afirma.
O projeto de lei, que agora segue para sanção da Prefeitura de Aracaju, dita também que as abelhas que estiverem em risco, em locais condenados ou alojadas em locais que coloquem em risco a vida dos membros da espécie devem ser resgatadas por meliponicultores cadastrados em banco de dados do município.
No PL, consta também que, caso seja verificada a existência de ninho ou colmeia em construção pública ou particular a ser demolida, em árvores ou postes de energia, o órgão competente deverá realizar o resgate das abelhas e que a colônia seja encaminhada para um meliponário público.
“É importante que esse projeto vá para frente, para que ações de proteção dessas espécies sejam ampliadas para além do Horto Florestal e sejam implantadas em outros parques de Aracaju”, ressalta Breno Garibalde