Projeto que prevê ar-condicionado em ônibus é protocolado na CMA

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/10/2017 13h05, última modificação 18/10/2017 13h57
Projeto que prevê ar-condicionado em ônibus é protocolado na CMA

César de Oliveira

O vereador Palhaço Soneca (PPS) protocolou um Projeto de Lei que promete beneficiar milhares de usuários do transporte coletivo de Aracaju. Trata-se da obrigatoriedade do aparelho de ar-condicionado em todos os ônibus que circulam pelas ruas e avenidas da capital sergipana. "Sei que alguns vão me chamar de sonhador, louco e até mesmo de palhaço. Vão dizer que não há condições do projeto vingar por causa da crise e outras desculpas, porém algumas cidades do Brasil já se adequaram a realidade climática da região e estão servindo de modelo para todo país", destaca.

De acordo com Palhaço Soneca, há algum tempo o ar-condicionado deixou de ser um item de luxo em veículos de passeio e até em transportes coletivos. "Antes era ostentação comprar um carro com ar-condicionado, hoje virou uma necessidade em virtude das altas temperaturas no nordeste, sobretudo, em nosso município. Ora, se podemos ter no próprio carro por que não podemos ter no transporte coletivo?", indaga o vereador.

Além do conforto para os atuais usuários, o parlamentar quer estimular a adesão de novos passageiros no transporte coletivo de Aracaju. "Muita gente deixa de pegar ônibus pela falta de conforto. Contudo, com essa iniciativa tenho certeza que vai atrair outro público, afinal a passagem é cara demais para um serviço de baixa qualidade", afirma.

Se aprovado, o projeto de lei do vereador Palhaço Soneca vai atingir ônibus e microônibus, além de veículos que explorem o serviço precariamente. Logo no primeiro ano, pelo menos 25% da frota devem instalar os equipamentos e até 2021 todos já estarão rodando num ambiente climatizado.

A medida também deve melhorar o fluxo de veículos na capital. "Muitos carros trafegam com um passageiro apenas, e isto resulta num grande congestionamento diariamente. Agora, imagine pegar um ônibus e chegar no trabalho sem desgaste físico e ainda cheiroso. Certamente o serviço na firma vai render muito mais", acredita.