Projeto que cria programa voltado ao conhecimento da história dos bairros nas escolas de Aracaju é aprovado na CMA

por Camila Gabrielle Oliveira de Farias publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h20
O PL, de autoria do vereador Fabiano Oliveira (PP), ainda precisa passar por mais duas votações em plenário para ser encaminhado ao prefeito de Aracaju para sanção ou veto
Projeto que cria programa voltado ao conhecimento da história dos bairros nas escolas de Aracaju é aprovado na CMA

Foto: Gilton Rosas

Um projeto que tem o objetivo de criar o programa “Conhecendo a história, costumes e tradições do bairro”, nas escolas da rede municipal, foi aprovado durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

De autoria do vereador Fabiano Oliveira (PP), o projeto de lei Nº 95/2023 diz que as instituições de ensino da rede municipal de Aracaju podem promover cursos, palestras e eventos que fortaleçam o conhecimento de noções básicas sobre a história, costumes e tradições do bairro e histórico das pessoas que denominaram ruas, praças, bibliotecas, postos de saúde, igrejas, hospitais e sua escola. Inclusive, o projeto permite a inclusão de pessoas da comunidade local, mesmo que não sejam alunos da escola.

O PL ainda precisa passar por mais duas votações em plenário para ser encaminhado ao prefeito de Aracaju para sanção ou veto. O vereador Fabiano Oliveira destacou que o projeto é importante porque “é fundamental sabermos a história do nosso bairro, cultura, costumes, tradições e nossa gente”.  

Outros projetos aprovados

Dez projetos de lei foram discutidos no plenário, sendo que 09 foram aprovados e um deles foi retirado da discussão.  Um dos projetos aprovados foi o PL Nº 189/2023, de autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania), que trata sobre a instalação de câmeras de videomonitoramento de segurança em terminais de integração da capital. O projeto foi aprovado em segunda discussão, vai para redação final e, depois, deve ser enviado ao prefeito. 

Também em segunda discussão, foi aprovado o PL Nº 191/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade de substituir os sinais sonoros estridentes por sinais musicais ou visuais que sejam adequados para estudantes com o transtorno do espectro autista (TEA), nas escolas de Aracaju. O projeto é de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota). 

Em primeira discussão, foi aprovado o projeto de Lei nº 166/123, que é de autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos). O PL  propõe cassar a inscrição municipal de empresas que praticam maus-tratos contra os animais. 

Requerimentos

Nesta quarta-feira, foram apresentados 03 requerimentos, um instrumento do legislativo que é apresentado pelos vereadores com o objetivo de solicitar informações a órgãos e ao Poder executivo, assim como realizar audiências públicas e sessões solenes ou especiais. 

O primeiro requerimento foi o de nº 687/2023, do vereador Elber Batalha (PSB), que solicitou a realização de uma audiência pública no dia 06 de novembro, às 09h, para apresentar o demonstrativo de atividades desenvolvidas pela gestão atual do Hospital Cirurgia. 

Outro requerimento do vereador Elber (nº 678/2023) foi voltado para a sessão especial em comemoração aos 62 anos do Banco do Estado de Sergipe (Banese), para ser realizada no dia 13 de novembro.

O vereador Breno Garibalde (União Brasil) realizou o requerimento N° 704/2023 , que solicita a realização de uma audiência pública no dia 30 de outubro, às 14h30, sobre o tema “saúde bucal”. Os três requerimentos foram aprovados.