Projeto de Vinícius Porto que reforça medidas preventivas de saúde em institutos de beleza é aprovado

por Íris Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/05/2020 13h47, última modificação 13/05/2020 13h47

Foto: César de Oliveira

Com expressiva maioria dos votos foi aprovado nesta quarta-feira (13) em sessão plenária, o Projeto de Lei que prevê a colocação de placas indicativas com medidas de prevenção contra doenças transmissíveis em salões de beleza e estabelecimentos similares, a exemplo de barbearias e espaço de depilação. O Projeto de autoria do vereador, Vinícius Porto (PDT) tem por objetivo reduzir a exposição da clientela e dos próprios profissionais da área a doenças e riscos desnecessários.

O vereador Vinícius Porto ressalta que os institutos de beleza são considerados estabelecimentos de interesse da saúde, pois podem representar um risco para seus usuários, se boas práticas de higiene não forem adotadas. “Com a instalação de placas indicativas, com medidas de prevenção, o estabelecimento confirma seu compromisso com a saúde de seus clientes e ganha maior credibilidade junto à sociedade”, afirma o vereador.

O parlamentar também enfatiza que a medida é uma forma de alertar e esclarecer a clientela sobre a importância de cobrar dos estabelecimentos que frequentam, o cumprimento das normas de higienização do ambiente e dos produtos para evitar doenças e complicações de saúde que podem surgir devido à falta de higiene e esterilização dos instrumentos utilizados pelos profissionais.

Vinícius Porto lembra que doenças provocadas por vírus (aids, hepatite B e C), fungos (micoses), bactérias (furúnculos), além de parasitas (piolhos) podem ser transmitidas por utensílios contaminados em salões de beleza – afetando tanto os clientes como os funcionários.