Projeto de Sávio institui a política de monitoramento por drone em Aracaju
O vereador Sávio Neto de Vardo (PSC) apresentou e a Câmara Municipal aprovou, já em Redação Final, o Projeto 136/2021, que cria, no âmbito da cidade de Aracaju, a Política Municipal de Monitoramento por Drone. O objetivo central do PL é fortalecer e otimizar as operações e ações de monitoramento realizadas pela Guarda Municipal de Aracaju - GMA.
As novas tecnologias têm sido imprescindíveis para que municípios possam ter um desenvolvimento em todos os aspectos, e estar atento a esses avanços tecnológicos é imprescindível, principalmente quando o assunto é a segurança. “Seguir o exemplo de outras cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, dentre outras, é um dos objetivos desta proposição, mas acima de tudo prezar pelo princípio da segurança”, afirma o vereador Sávio.
Originalmente, os drones foram projetados com objetivos militares, para atuarem em ambientes ou em situações de extremo perigo para o ser humano, como combates aéreos, reconhecimento em território inimigo ou buscas em lugares contaminados com substâncias tóxicas que seriam letais para os humanos.
“Com os drones, teremos mais eficiência em complemento às ações e operações da Guarda Municipal, atuando como um sistema integrado de apoio ao pessoal em terra, além de garantir a integridade física dos nossos agentes”, defende o parlamentar.
Os drones se apresentam como uma opção mais econômica para o Município, tanto pelo seu preço de aquisição quanto pelo seu custo operacional, proporcionando uma redução de gastos com combustível. “O nosso Projeto vem atrelado ao nosso compromisso de melhorias da Guarda Municipal. Em visitas que fiz ao comando, fiz questão de disponibilizar o nosso mandato. Inclusive, destinei emenda impositiva para compra de materiais, como os drones”, enaltece Sávio.
O Projeto vai agora aguardar a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira.