Projeto de Fábio Meireles prevê implantação de bueiros inteligentes em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/12/2018 13h47, última modificação 04/12/2018 13h47
Projeto de Fábio Meireles prevê implantação de bueiros inteligentes em Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Para evitar que em períodos chuvosos haja alagamentos de ruas e avenidas em toda a cidade, o vereador Fábio Meireles (PPS) apresentou o Projeto de Lei 293/2018 que dispõe sobre a instalação de sistema de coleta de resíduos de bueiros inteligentes, com o intuito de reduzir o acúmulo de lixo nas bocas de lobo. A propositura já foi protocolada na Câmara Municipal de Aracaju e será apreciada pelas comissões temáticas da Casa, antes de ir a plenário.

“Infelizmente, esse escoamento fica comprometido por conta de lixos e dejetos jogados ao longo das ruas e que acabam parando nas bocas de lobo”, falou Fábio, observando que em muitos casos, o problema é potencializado em virtude do entupimento dos bueiros para onde a água deveria escorrer sem interrupção.

Ele explicou que o sistema de bueiros inteligentes, além de impedir que o lixo vá para os rios e córregos, afetando diretamente o meio ambiente, ainda, facilita a limpeza e manutenção, considerando que esse processo, atualmente, é feito de forma mecânica. “Enquanto, manualmente, gasta-se cerca de uma hora para efetuar essa limpeza, com o sistema implantado, esse tempo cai para menos de cinco minutos, pois é só tirar o filtro e fazer a devida manutenção”, explicou o parlamentar.

Pelo projeto, os bueiros inteligentes devem conter um filtro em forma de cesta para a recolha do lixo acumulado. A propositura prevê, ainda, que esses filtros devem ser colocados gradativamente para que o município possa planejar a execução sem gerar sobrepeso ao orçamento. “É uma matéria muito importante e com reflexos diretos no meio ambiente, na saúde e qualidade de vida dos cidadãos, além de evitar prejuízos ao erário, uma vez que sempre que há enchentes, as demandas acabam pesando financeiramente para o município”, ponderou Meireles.