Professora Ângela Melo volta a defender Renda Básica Municipal para enfrentamento à fome em Aracaju

por Paulo Victor Melo, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
Professora Ângela Melo volta a defender Renda Básica Municipal para enfrentamento à fome em Aracaju

Foto: Agência Câmara Aracaju

A vereadora Professora Ângela Melo (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para reafirmar a defesa de criação da Renda Básica Municipal, medida que a parlamentar defende desde o primeiro dia do seu mandato.

Para justificar a sua proposta, a vereadora apresentou dados recentes sobre o aumento da pobreza no Brasil e, especialmente, na região Nordeste.“Não é possível fecharmos os olhos ou cruzarmos os braços para o fato de que 62,5 milhões de brasileiras e brasileiros estão em situação de pobreza, ou seja, vivem com menos de R$ 486 por mês”, denunciou.

Professora Ângela Melo chamou a atenção também para o impacto da pobreza em parcelas mais vulnerabilizadas da população, sobretudo mulheres, pessoas negras, jovens e crianças.“46,2% das crianças com idade inferior a 14 anos vivem em famílias abaixo da linha da pobreza; 33% dos jovens entre 15 e 29 anos estão nessa mesma situação; a proporção de pretos e pardos abaixo da linha da pobreza é praticamente o dobro da proporção de brancos”, alertou Ângela.

A parlamentar enfatizou ainda que, além da importância da PEC elaborada pelo Grupo de Transição governamental, com vistas à retomada do Bolsa Família, é fundamental a adoção de políticas locais de transferência de renda. “Enfrentar a pobreza e a fome deve ser um compromisso de todas as esferas de governo”, disse.