Professora Ângela Melo parabeniza decisão da UFS em conceder título de Doutora Honoris Causa à professora e ex-deputada Ana Lúcia

por Paulo Victor Melo - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h21
Professora Ângela Melo parabeniza decisão da UFS em conceder título de Doutora Honoris Causa à professora e ex-deputada Ana Lúcia

Foto: Ana Caru

“Uma imprescindível, que o nome se confunde com luta. De carne e osso, como qualquer ser humano, mas também de suor, de pés na estrada, de compromisso com as trabalhadoras e os trabalhadores do campo e da cidade. Uma vida dedicada à igualdade, à justiça social e também à felicidade – de todas e todos – como objetivos fundamentais”.

Assim, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) descreveu a trajetória de Ana Lúcia Vieira Menezes, que teve ontem, 28/02, o seu nome aprovado, pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Sergipe, por unanimidade, para receber o título de Doutora Honoris Causa da instituição.

Vale ressaltar que este é o título mais importante concedido por universidades públicas no Brasil, atribuído a pessoas que tenham uma atuação significativa em diferentes áreas do conhecimento e da vida pública.

“Como companheira de lutas e amiga de Ana Lúcia, fico feliz com esse reconhecimento da UFS a uma mulher que ainda hoje segue dando uma contribuição fundamental ao nosso estado e ao Brasil”, disse Ângela.

Sobre Ana Lúcia

Ana Lúcia foi professora da rede estadual de Sergipe por mais de 35 anos. Foi uma das fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Básica Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE) e da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE). Ana Lúcia presidiu as duas entidades, contribuindo na afirmação do sindicalismo combativo em Sergipe.

Em 2002, foi eleita deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores, reeleita em 2006, 2010 e 2014.

Entre 2007 e 2009, atendendo ao chamado de seu partido e do então Governador Marcelo Déda, ocupou a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social. Foi ainda Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Aracaju, entre 2000 e 2002 e Secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, entre 2007 e 2009, no Governo de Sergipe.