Para Bittencourt, o Largo da Gente fortalece a cultura do povo de Sergipe
Após um dia completo de comemorações pelo aniversário de 163 anos de Emancipação Política de Aracaju, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) encerrou as atividades deste sábado, 17 de março, na inauguração do Largo da Gente Sergipana. O novo cartão postal da capital encanta pela beleza e está localizado à avenida Ivo do Prado, no leito do rio Sergipe, com nove esculturas de sete metros de altura que representam manifestações culturais sergipanas: Barcamateiros, Cacumbi, Lambe-Sujo e Caboclinhos, Parafusos, Chegança, Reisado, Taieira, São Gonçalo e Barco de Fogo.
"Impossível não contemplar o quanto esse espaço está lindo e convidativo para aracajuanos e turistas. O Largo fortalece a identidade cultural do nosso povo, uma homenagem às nossas tradições. Agradeço ao Governo do Estado, ao Banese e ao Instituto Banese pelo presente à nossa cidade", comemorou Bittencourt.
O arquiteto e urbanista Ézio Déda, presidente do Instituto Banese, projetou e traduziu exatamente todo o sentimento do povo de Aracaju sobre valorização da cultura popular. "Durante o processo de restauração do prédio do antigo Atheneuzinho para a instalação do Museu da Gente Sergipana, entre 2009 e 2011, estive diariamente presente na obra. Lembro-me de um dia, acompanhado pelo amigo e, hoje, vereador Antônio Bittencourt, observamos e conversamos sobre o alargamento do calçadão que margeia o rio Sergipe, especificamente no perímetro frontal ao Museu. Tratava-se de uma intervenção urbana construída durante as obras de revitalização do Centro Histórico de Aracaju, realizada pela gestão do então Prefeito João Augusto Gama. Todo o sonho da concepção do Largo da Gente Sergipana começou a partir dessa conversa", recordou Ézio Déda, no discurso de inauguração.
O Largo da Gente está estrategicamente em frente ao Museu da Gente Sergipana. A estrutura conta com estacionamento, lojas de artesanato, espaço gastronômico, área de convivência e um atracadouro. As esculturas são de autoria do artista plástico Tati Moreno, o mesmo que assinou a concepção das esculturas dos Orixás no Dique do Tororó, em Salvador. Na visão do vereador Bittencourt, o Largo da Gente Sergipana contribuirá para ampliar o turismo, preservar a cultura, além de ser um importante instrumento de educação. "Aracaju, Sergipe e o Brasil ganham este patrimônio. No Largo da Gente Sergipana, crianças, jovens, adultos, turistas aprenderão sobre as nossas manifestações. Meu agradecimento também ao governador Jackson Barreto e ao prefeito Edvaldo Nogueira pela sensibilidade e compreensão em sempre buscar caminhos para valorizar a nossa cultura", afirmou Bittencourt.