Professor Bittencourt parabeniza ações da PMA à comunidade LGBTQIA+

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 15h45
Professor Bittencourt parabeniza ações da PMA à comunidade LGBTQIA+

Foto: Ascom/CMA

Na semana que marca o dia Internacional de Combate à LGBTQIFobia, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) destacou, na sessão remota da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o trabalho da Assessoria LGBTQIA+, gerência da Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju.

“É uma série de ações que é possível e estão sendo feitas a partir da coordenação LGBTQIA+ do município de Aracaju. Quero aproveitar e parabenizar o meu querido amigo, Marcelo Lima, ele é o responsável pela coordenadoria LGBTQIA+ da prefeitura de Aracaju que foi criada em 2018. Marcelo é um abnegado, alguém muito comprometido, entusiasmado com a causa que abraça e que o motiva no sentido da sua vida. Quero parabenizar pelo conjunto de ações que ele tem feito na secretaria, na sua coordenação”, pontuou o parlamentar.

A Assessoria LGBTQIA+ foi criada em 2018, e até agora foram registrados 528 atendimentos diretos, entre inclusões no Cadastro Único para programas sociais, processos de retificações de nomes e gêneros de pessoas trans, encaminhamentos às unidades socioassistenciais e de atenção à saúde e educação.

Entre os serviços ofertados pela Assessoria LGBTQIA+ estão: inclusão em programas sociais, capacitações, oficinas sobre Direitos Humanos, debates, além de outras atividades executadas pela pasta em parceria com instituições do terceiro setor, apoio a eventos do Orgulho LGBTQIA+ e monitoramento das violações LGBTQIfóbicas.

Na última segunda-feira, 17, dia Internacional de Combate à LGBTQIFobia, o parlamentar lançou uma campanha publicitária: “Por uma Aracaju sem LGBTQIFobia”, que teve como objetivo conscientizar a população Aracajuana para o respeito aos direitos das livres orientações sexuais e identidades de gêneros, e com isso, alertar que LGBTQIFobia é crime.

“Quero reafirmar o compromisso do meu mandato na luta LGBTQIA+. Nos últimos três anos fizemos ações nesse sentido, fizemos campanha, publicamos banner. É uma luta que todos nós estamos comprometidos com a fraternidade, respeito, solidariedade, igualdade e estamos comprometidos com a vida humana. Devemos nos empenhar para que essa luta cada vez mais seja fortalecida”, declarou.