Professor Bittencourt faz balanço positivo dos seus quatro anos de mandato

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/12/2020 12h45, última modificação 11/12/2020 12h45
Professor Bittencourt faz balanço positivo dos seus quatro anos de mandato

Foto: Ascom CMA

Com a proximidade da conclusão do seu primeiro mandato, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) fez um balanço positivo da sua atuação enquanto parlamentar nesses quatro anos. Com um mandato participativo e atuação focada para diversas áreas que beneficiam a população, Bittencourt destaca a integração com os diversos segmentos da sociedade e a responsabilidade que teve, nos dois primeiros anos do mandato, em ser o líder do prefeito Edvaldo Nogueira na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

“Foi um mandato aberto, com muita participação e integração com os diversos segmentos da sociedade, que vai do segmento empresarial, de entidades de classe, movimento estudantil, entidades ligadas às religiões de matriz africana, juventude, mulheres, o universo LGBTQIA+. Portanto, é um mandato que tem a cara da diversidade do povo da cidade de Aracaju. Eu fico muito feliz porque foram quatro anos de completa dedicação, com temáticas das mais diversas. Nos dois primeiros anos tive a honra, privilégio e a responsabilidade de ser o líder do prefeito, Edvaldo Nogueira. Em nome da liderança do governo, fiz interlocuções importantes”, pontuou o parlamentar.

Ao longo do seu mandato, Bittencourt apresentou e defendeu projetos importantes como: a Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino, Reconhecimento Cultural dos Festejos Juninos da Rua São João, Lei da Liberdade de Cátedra - que garante a liberdade de pensamento e opiniões no ambiente escolar da rede municipal de educação, reconhecimento cultural da Trezena de Santo Antônio, reconhecimento como utilidade pública a liga das quadrilhas juninas de Aracaju, além de ter sido o interlocutor, juntamente ao prefeito Edvaldo Nogueira, do Projeto de Lei que institui a Política de Cotas Raciais em Concursos Públicos da cidade de Aracaju, reservando 10% de cotas raciais para vagas oferecidas para afrodescendentes.

“Fico feliz em ter sido a figura que conversou com o prefeito Edvaldo e fez com que o executivo apresentasse, por exemplo, o projeto de lei que institui a Política de Cotas Raciais em Concursos Públicos para provimento de vagas na Administração Direta e Indireta da capital. Mais recentemente, foi apresentada e aprovada a criação da Frente Parlamentar Antirracista e de Promoção à Igualdade Étnico-Racial”, ponderou.

Além dos projetos apresentados, o parlamentar também realizou sessões especiais e audiências públicas sobre capoeira, intolerância religiosa, consciência negra, liberdade de imprensa, direitos humanos, direitos da mulher, protagonismo juvenil, além de audiências da Comissão Estadual da Verdade, que investigava os crimes da ditadura militar. O parlamentar também destacou alguns dos seus projetos que estão em tramitação na Câmara Municipal. “Só pra citar alguns projetos mais recentes, deste ano em particular, está tramitando naquela Casa Legislativa o projeto de lei de minha autoria que amplia a licença paternidade para servidores públicos da cidade de Aracaju, isso na verdade é um benefício maior para as mulheres que nesse momento pós-parto, de fragilidade, precisa da presença quase que integral do seu companheiro. Também está em tramitação na Câmara uma espécie de comenda/ prêmio chamado Marielle Franco de Direitos Humanos, que a Câmara haverá de conceder anualmente a personalidades ou instituições”, diz Bittencourt.

Por fim, o parlamentar agradeceu à população e a todos que compõem a sua equipe por construírem um mandato participativo que tem a cara da diversidade da população de Aracaju. “Fico muito feliz e agradeço à população de Aracaju pelo reconhecimento. Agradeço aos diversos amigos que apresentam sugestões para que a gente possa construir esse mandato que é feito com diversas mãos, com diversas mentes, que é feito com diversos corações para que possamos, cada vez mais, continuar avançando e transformar a política, o mandato, no espaço de fala para muitos que não tem fala no universo do poder”, concluiu.