Professor Bittencourt destaca e parabeniza realização da Conferência Municipal da Juventude

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/10/2023 08h54, última modificação 05/10/2023 08h54

Foto: Gilton Andrade

O vereador Professor Bittencourt (PDT) destacou no Pequeno Expediente, nesta quarta-feira, 4,  na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a realização da IV Conferência Municipal da Juventude, que aconteceu na última sexta-feira, 29 de setembro.

Bittencourt, que se fez presente no evento, reafirmou também em plenário, a importância do protagonismo da juventude e parabenizou a todos os envolvidos com o projeto.

"Quero parabenizar todos os atores e atrizes que participaram desse processo, em especial, a juventude que participou desse processo. Eu costumo dizer que não há política pública que não leve o interesse da juventude como referência. A juventude não é apenas uma aposta para o amanhã, a juventude é algo real, presente, e ela precisa cada vez mais ser protagonista do seu futuro. É uma parcela da população que precisa ser mais altiva, serem senhores e senhoras de si na condução do seu futuro", disse o vereador.

Sobre a Conferência Municipal da Juventude:

O evento contou com a participação de centenas de jovens entre 15 a 29 anos, que tiveram a oportunidade de debater e articular políticas públicas específicas para a juventude. A edição de 2023 teve como tema “Fortalecer o Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver".

Além do debate e rodas de conversa, os jovens  também tiveram espaço para a produção artística local, como as artes cênicas, a dança e a poesia. Ao final da Conferência, em processo democrático, ainda foram eleitos os 15 delegados que passam a representar os interesses dos jovens da capital.

A etapa municipal é apenas a primeira parte da inciativa, que vai continuar com a Conferência Estadual em 28 de outubro, e posteriormente na Conferência Nacional, que vai acontecer entre 14 e 17 de dezembro, em Brasília.

A IV Conferência Municipal da Juventude foi promovida pela Prefeitura, em parceria com as Secretarias Municipais de Governo (Segov), da Juventude e do Esporte (Sejesp) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).