Professor Bittencourt concede Título de Cidadania Aracajuana ao Mestre Itapoan

por David Rodrigues- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h21
Professor Bittencourt concede Título de Cidadania Aracajuana ao Mestre Itapoan

Foto:China Tom

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), por meio do vereador Professor Bittencourt (PDT), concedeu na tarde da última quarta-feira, 15, o Título de Cidadania Aracajuana ao mestre de capoeira Raimundo César Alves de Almeida, mais conhecido como mestre Itapoan. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju e contou com a presença de amigos, familiares e autoridades.


O vereador Professor Bittencourt, autor do decreto legislativo, destacou a importância da homenagem. “O mestre Itapoan é uma figura muito importante na construção da história da capoeira na cidade de Aracaju e do estado de Sergipe. Ele é responsável pela formação de diversos mestres e alunos de capoeira na nossa cidade. Fiquei muito feliz em apresentar essa propositura aqui na casa legislativa e por ela ter sido acolhida por unanimidade dos  vereadores”, destacou o parlamentar. 


Natural de Itapuã, na Bahia, Raimundo César, ou mais conhecido na capoeira regional como Mestre Itapoan, chegou  a Aracaju em 1980 e desde a sua chegada tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento integrado da educação, cultura, esporte e lazer.


Filho de Erasmo de Almeida e Terezinha Alves de Almeida, Raimundo César é autor dos livros: “A Saga de Mestre Bimba” – lançado em Aracaju em 1994 e “Capoeira: retalhos da Roda” – lançado em 2019. Além dos livros, ele também lançou a Revista “Negaça 45 anos”, lançada em 2018.


Emocionado, o homenageado agradeceu a honraria recebida. “Eu quero agradecer ao Professor Bittencourt. É uma honra muito grande e me sinto bastante honrado mesmo. Toda vez que você é reconhecido por alguma coisa, em vida, a gente vê que tem muito mais valor, ninguém espera você morrer para lhe homenagear. Eu estou muito grato”, destacou.


Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Federação Sergipana de Capoeira, Robson Barbosa; o diretor de Cultura e Turismo do Município de Maruim, Gilfrank Melo Prado; Rafael Bittencourt, do Grupo Capoeira Brasil; Antônio de Moura Fernandes, do Conselho de Mestres de Capoeira do Estado de Sergipe; além dos grupos de capoeira: Projeto Guerreiros da Melhor Idade, Grupo Molas, Associação de Capoeira filhos da África, Instituto Mangaliza, Capoeira Casupe, Capoeira Brasil, União Capoeira, Grupo Maré me leva, Grupo Justiceiros de Luanda, Grupo Guerreiros do Quilombo, Grupo Leva Eu Capoeira, Grupo Ganhamoroba e o Aidê Brasil Capoeira.