Procuradoria da Mulher da CMA inicia trabalhos e contará com atendimento jurídico, psicológico e de assistência social

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 21/02/2024 14h45, última modificação 04/11/2024 17h20
Procuradoria da Mulher da CMA inicia trabalhos e contará com atendimento jurídico, psicológico e de assistência social

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira (21/02), o presidente Ricardo Vasconcelos (Rede) e a vereadora Emília Corrêa (PRD), que preside a Procuradoria da Mulher, deram início aos trabalhos da Procuradoria voltada para a mulher.  

Para marcar a ocasião, uma advogada, uma assistente social e uma psicóloga passaram a integrar a equipe de atendimento às mulheres. Segundo o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), "hoje é um dia histórico no parlamento municipal e esperamos que as mulheres que estão em vulnerabilidade social enxerguem na CMA um porto seguro". 

A presidente da Procuradoria da Mulher, vereadora Emília Correa, ressaltou que "estou muito feliz hoje. Já tivemos a luta pela aprovação e hoje materializamos isso, o que com certeza é o sonho de muitas mulheres. Com isso, garantimos mais uma porta de acesso para as mulheres, não somente as vítimas, mas aquelas que precisam garantir seus direitos". 

A advogada Vanessa Reillane, que integrará a Procuradoria da Mulher com assistência jurídica, considera essa atividade uma missão para ajudar as mulheres. “Vamos conseguir ajudar as mulheres a identificarem se sofrem violência, entenderem sobre independência financeira e auxiliar em dúvidas, assim como na garantia pela manutenção de direitos e proteção. Faremos um acolhimento com essas mulheres, por meio das profissionais disponíveis, assim como teremos movimentos de conscientização”. 

Os serviços da Procuradoria da Mulher funcionarão no anexo da CMA e em breve serão oferecidos às mulheres de forma gratuita. 

 

Entenda a importância da Procuradoria da Mulher 

A Procuradoria da Mulher é um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre os direitos da mulher, informações sobre formação profissional e política, e encaminhando aos órgãos de assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado. 

A Procuradoria da Mulher poderá receber denúncias, examinar as informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes, além de fiscalizar a execução de programas da Prefeitura de Aracaju que visem à igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias, firmar parcerias nacionais e internacionais, e promover pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação. Na CMA, integram a Procuradoria da Mulher as vereadoras Emília Correa, Sheyla Galba e Sônia Meire.