Presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, participa da abertura de Seminário voltado ao controle interno e integridade

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h20
Câmara de Aracaju e Prefeitura de Boquim solicitaram a realização do evento, que foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas e Fórum de combate à corrupção de Sergipe (Focco)
Presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, participa da abertura de Seminário voltado ao controle interno e integridade

Foto: Gilton Rosas

Nesta segunda-feira (20/11), o Presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), participou da abertura do Seminário Controle Interno e Integridade. O evento foi realizado por uma solicitação da Câmara Municipal de Aracaju e Prefeitura de Boquim, sendo promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas e o Fórum de combate à corrupção de Sergipe (Focco). 

Segundo Ricardo Vasconcelos , a realização do evento permite ter uma melhor gestão quanto aos gastos com o dinheiro público. "Esse aprendizado permite que evitemos erros na gestão e, por meio desse seminário com outros gestores, será possível discutir os principais pontos que são necessários para fazermos um bom trabalho", pontuou. 

A Coordenadora do Controle Interno da CMA, Juliana Teles, explicou que " levamos essa demanda ao presidente da Casa, que nos acolheu muito bem. Por isso, esse curso abordará as ações do controle interno, os princípios que a administração pública deve seguir ligados à transparência e legalidade. Isso só tem a agregar para que os atos da gestão sejam mais eficientes", conclui. 

O presidente do Fórum de combate à corrupção de Sergipe (Focco) e secretário do Tribunal de Contas da União em Sergipe, Jackson Souza, ressaltou a importância desse evento para o combate à corrupção e o incentivo à transparência. " Todo ano, realizamos um evento voltado à transparência e com a finalidade de estimular o combate à corrupção. Em 2023, tivemos a honra de unir esforços com outras entidades. Nossa ideia é capacitar e qualificar servidores", concluiu. 

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Carlos Felizola, pontuou que  essa é uma parceria importante para capacitar os gestores estaduais. "Com isso, eles poderão cumprir seu papel com eficácia e o TCE cumpre sua função que é contribuir para a educação de modo que os gestores apliquem seus conhecimentos de modo correto, como determina a Lei, porque quem ganha é a sociedade". 

Ardiles Ferreira, superintendente executivo da CMA, destacou que a participação dos servidores nesse seminário irá melhorar as atividades realizadas na Casa Legislativa. Os servidores da Câmara de Aracaju participaram do seminário, dentre eles, Emily Nadine e Victor Fernando, analistas administrativos e integrantes do setor de Controle Interno do órgão legislativo. 

“É muito importante que o servidor se qualifique, agregando valores e prestando melhores serviços ao público”, destacou Victor. Emily destacou que essa capacitação é fundamental. “Estamos chegando agora à Casa e,  por isso, é muito importante que a gente compreenda como funciona o setor e como isso impacta a Câmara”. 



Sobre o seminário 

O evento tem a finalidade de capacitar os gestores e servidores públicos para as rotinas de trabalho e promover a integração dos órgãos como administração, controle interno, área das finanças e procuradoria. Com isso, esses profissionais estarão aptos a realizar suas atividades com maior desempenho, transparência e eficiência. Ele será realizado durante esta segunda-feira (20/11).


Sobre o controle interno 

Sobre as atividades realizadas pelo controle interno, Juliana Teles pontuou que o controle interno tem a finalidade de assegurar que os atos da administração obedecem a transparência e legalidade. 

“Fazemos a análise de processo licitatório, análise de despesas, análise do ressarcimento dos vereadores e prestação de contas. Verificamos, na íntegra,  a documentação para identificar se obedece aos critérios que a lei determina e se atende aos objetivos do setor que solicitou”, explicou. 

Juliana explicou que a cada 03 meses é enviado um relatório trimestral ao Tribunal de Contas, que fará a monitoria e verificará a legalidade do processo. Todos os dados sobre transparência da Câmara de Aracaju podem ser acessados no site: https://www.aracaju.se.leg.br/transparencia