Presidente da CMA presta homenagem aos corretores de imóveis
O Presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), assumiu à Tribuna, no Grande Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (24), para parabenizar os profissionais da corretagem pela celebração ao Dia Nacional dos Corretores de Imóveis, celebrado anualmente em 27 de agosto. O parlamentar fez uma contextualização sobre a regulamentação do ofício no Brasil, e ainda reforçou a importância do exercício da profissão para a economia e para a sociedade sergipana.
“Em 27 de agosto de 1962, entrou em vigor a Lei nº 4.116, que regulamentava o trabalho dos corretores de imóveis. Mesmo sendo revogada pela Lei nº 6.530/78, a primeira data marcou a profissão e anualmente comemoramos o dia desse profissional”, explicou o Presidente da CMA. Nitinho (PSD) complementou, ainda, que atualmente o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 16ª Região, em Sergipe, é órgão integrante do Sistema COFECI/CRECI e representa os interesses de mais de seis mil profissionais inscritos, sendo 3.654 em atividade, e também das 291 empresas imobiliárias em atuação no mercado.
O corretor tem a competência de exercer a comercialização imobiliária por meio da intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis. De acordo com o vereador, a regulamentação e a profissionalização do setor ressaltaram o papel decisivo que o corretor de imóveis desenvolve nas estratégias das campanhas de vendas e no desempenho das transações imobiliárias.
Dessa forma, foi possível tornar legítima a atuação dos Conselhos Federais e Regionais. Essas autarquias são dotadas de personalidade jurídica de direito público, responsáveis pela disciplina e fiscalização da categoria e vinculadas ao Ministério do Trabalho, com autonomia administrativa, operacional e financeira. Nitinho (PSD) aproveitou para cumprimentar a gestão do presidente André Cardoso, à frente do CRECI-SE. “Para celebrar os 60 anos da profissão, o CRECI Sergipe está em comemoração cultural com várias homenagens, como a concessão de Comendas e a realização de cursos e palestras voltadas ao aprimoramento profissional da classe. Essa é uma gestão de referência, democrática e participativa”, afirmou.
Em seu discurso, Nitinho (PSD) também destacou a atuação de Anderson Ramos, presidente da Associação dos Corretores de Imóveis, ACI Sergipe. “A ACI tem a responsabilidade de fazer a voz desses profissionais ser ouvida, diante de diversas demandas e carências do setor imobiliário. Assim, foi assumido o compromisso de buscar benefícios, por meio de parceiras que tragam valorização profissional aos corretores de imóveis”, divulgou.
Para finalizar o pronunciamento, o Presidente da CMA parabenizou todos os corretores de imóveis pelo dia da profissão. “Já fui corretor de imóvel, foi praticamente o meu primeiro trabalho. Depois, Deus me colocou em outro caminho e ingressei na vida pública”, revelou Nitinho (PSD). O vereador concluiu reforçando a importância dos corretores de imóveis para a economia do nosso Estado e assinalando que a profissão fomenta o desenvolvimento de diversas áreas sociais.