Presidente da CMA e vereadores participam da posse de desembargador do Tribunal de Justiça

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h20
Presidente da CMA e vereadores participam da posse de desembargador do Tribunal de Justiça

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira, (29/11), o Presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede) participou da posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, Etélio de Carvalho Prado Júnior. Também estiveram presentes os vereadores Fabiano Oliveira (PP), Nitinho (PSD), Isac Silveira (PDT), Vinicius Porto (PDT), Zezinho do Bugio (PSB) e Anderson de Tuca (PDT).

Outras autoridades compareceram à posse, como o governador do Estado, Fábio Mitidieri, além de deputados estaduais e representantes da Prefeitura de Aracaju, assim como do Tribunal de Contas. O presidente da Casa Legislativa municipal, Ricardo Vasconcelos (Rede), ressaltou que “hoje é um dia de grande alegria para nós, sergipanos, pois estamos vendo o tribunal ganhar um excelente quadro técnico para a composição dos desembargadores”, reforçou.

O governador do Estado, Fábio Mitidieri, reforçou que o momento da posse é muito importante. “Tenho certeza que esse é um quadro que vai ajudar o Tribunal de Justiça como um todo, pois ele é um profissional altamente preparado. Quem ganha é a sociedade”, destacou.

Para o vereador de Aracaju, Fabiano Oliveira (PP) “O tribunal de justiça já cumpre um trabalho fundamental para o judiciário e povo sergipano. Essa posse vem de um trabalho muito prestigiado, inclusive, no Ministério Público, de uma forma muito atuante. Estou aqui com muita alegria em ser um dos representantes do Legislativo municipal que veio trazer um abraço”.


Sobre o empossado

Etélio de Carvalho Prado Júnior tem 48 anos e é natural de Aracaju (SE). É formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe e pós-graduado em Ciências Criminais pelo Instituto Luiz Flávio Gomes. Antes de ingressar no MP, iniciou sua carreira jurídica no TJSE, tendo sido escrivão em Itabaianinha, em São Miguel do Aleixo, na 18ª Vara Cível de Aracaju e na 1ª Vara Privativa de Aracaju. Também foi assessor de desembargadores.

Ingressou no Ministério Público de Sergipe em 2003, atuando na Promotoria de Justiça de alguns municípios. A vaga do quinto constitucional, destinada desta vez ao Ministério Público de Sergipe, foi aberta após a aposentadoria do desembargador Edson Ulisses de Melo, em agosto deste ano.

A escolha do novo desembargador foi iniciada no Ministério Público no dia 22 de setembro, quando o Conselho Superior apontou seis nomes, todos enviados ao TJ naquele mesmo dia. A sessão administrativa do Tribunal Pleno que escolheu a lista tríplice aconteceu no dia 25 de outubro e foi entregue ao governador Fábio Mitidieri, no dia 30 de outubro, que assinou o decreto de nomeação no último dia 20/11.

O desembargador empossado, Etélio de Carvalho, destacou em seu discurso que “tenho o compromisso maior de servir à sociedade, aplicando tudo que estudei e vivenciei nessas 03 décadas. Assumo a imensa responsabilidade de assumir o cargo e despeço-me do Ministério Público de Sergipe com a sensação de dever cumprido", aponta.