Presidente da CMA demonstra preocupação com possível mudança territorial da Zona de Expansão

por Agência CMA — publicado 07/11/2024 13h35, última modificação 07/11/2024 13h42
Segundo decisão da Justiça Federal, a área deve voltar a pertencer ao município de São Cristóvão
Presidente da CMA demonstra preocupação com possível mudança territorial da Zona de Expansão

Foto: China Tom

Na manhã desta quinta-feira, 7, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD) , utilizou a tribuna para falar sobre a necessidade do parlamento aracajuano estar atento a possível mudança nos limites territoriais da Zona de Expansão. A discussão teve início com uma ação judicial movida pela Prefeitura de São Cristóvão que reivindica parte dos bairros Santa Maria, Mosqueiro, Robalo, Areia Branca, Matapuã, entre outras localidades que integram a zona e que, atualmente, pertencem à Aracaju.

“Precisamos unir nossas forças dialogando com a Alese, com o Governo do Estado, com a prefeitura municipal e demais poderes para que a gente encontre uma forma de manter a Zona de Expansão nos domínios de Aracaju. Desde terça-feira,  venho recebendo muitas ligações pedindo ajuda para que encontremos um caminho. Sei que já tem uma sentença, mas acredito que ainda temos condições de discutir com a bancada federal a possibilidade de  fazer um plebiscito”, destacou Ricardo Vasconcelos.

O parlamentar ressaltou que o município de Aracaju recebeu e destinou verbas do Banco do BRICS para obras e serviços na região. “Escolas municipais, creches, unidades básicas de saúde, asfaltamento, infraestrutura, drenagem. Caso a gente perca a Zona de Expansão, seremos indenizados por esses investimentos?”, disse.

Ricardo Vasconcelos finalizou dizendo que é necessário que o parlamento aracajuano atue nesse tema para garantir a vontade e a dignidade da população da área. “Nós não estamos omissos nessa discussão. É algo que preocupa tanto do ponto de vista territorial e da infraestrutura, quanto do ponto de vista da qualidade de vida das pessoas que ali residem. E eles têm nos procurado manifestando sua preocupação, pois preferem continuar como Aracaju como sempre foram”, enfatizou.

Apartes 

Durante a fala do presidente, o vereador Pastor Diego (União Brasil) reforçou que está recebendo diversas mensagens de moradores da Zona de Expansão pedindo por uma intervenção. “Eu recebi uma carta dos moradores daquela região demonstrando preocupação com essa decisão e com os prejuízos que serão causados com a interrupção de serviços prestados por Aracaju. Inclusive, essa mudança pode ter impacto aqui no parlamento também, pois com a redução do número de habitantes, o número de vereadores poderá ser reduzido”, falou.

O vereador Breno Garibalde (Rede) falou da importância de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. “Podemos reunir os dois municípios, o Governo do Estado, a bancada federal e os moradores da região para entender como podemos intermediar e avançar na discussão”, explicou.