Prefeitura de Aracaju atende pleito de Lucas e cede imóvel para o Ipaese

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/11/2019 09h14, última modificação 14/11/2019 09h14
Prefeitura de Aracaju atende pleito de Lucas e cede imóvel para o Ipaese

Ana Lícia Menezes/PMA

O vereador de Aracaju, Lucas Aribé, acompanhou na tarde desta quarta-feira, 13, a assinatura do Decreto que autoriza a cessão de um prédio da Prefeitura Municipal para o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese). A medida atende ao pleito formalizado pelo parlamentar ainda no primeiro semestre deste ano. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e contou com a presença de alunos da instituição, além dos seus diretores e do prefeito Edvaldo Nogueira.

Para Lucas, a cessão do imóvel deve possibilitar a expansão da atuação do Instituto, que é o único do estado a ofertar educação bilíngue (Língua Portuguesa e LIBRAS). “Neste espaço, o Ipaese poderá ampliar as suas ações e atender mais pessoas surdas, fazendo com que um trabalho, que já é referência no nosso estado, cresça ainda mais. A educação bilíngue é fundamental na construção da base linguística da pessoa surda. Portanto, essa iniciativa foi muito positiva e parabenizo o prefeito Edvaldo Nogueira por atender ao nosso pedido”, declarou o vereador.

Com 19 anos de fundação, o Ipaese possui cerca de 100 alunos atualmente e enfrenta dificuldades para manter as finanças em equilíbrio. "Sempre vivemos de aluguel, mudando de uma sede para outra com frequência, chegando a ser despejados no ano passado, por falta de recursos para arcar com o aluguel, então, para a gente é uma segurança", afirmou a presidente do Ipaese, Ana Lúcia Nunes, que também agradeceu ao empenho de Lucas Aribé na mediação com o Executivo para viabilizar a doação.

O decreto assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira autoriza o uso de um imóvel que pertence à Secretaria Municipal da Educação, situado no bairro São José, pelo prazo de 20 anos em regime de comodato. “Vamos entregar o prédio com boas condições de uso, estamos fazendo uma pequena reforma, com pintura, adequações, mas eles terão total autonomia para fazer as modificações que julgarem necessárias, inclusive derrubar o imóvel e construir outro no local, se for preciso”, disse o prefeito.