Prefeitura atende Ricardo Marques e coloca orientadores nos terminais: “Falta escalonar o horário de pico”

por Wandycler Júnior, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2021 11h34, última modificação 30/03/2021 11h34

Foto: Assessoria do parlamentar

O aumento do número de casos da Covid-19 em Aracaju chamou a atenção do vereador por Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), que alertou por diversas vezes na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) as aglomerações de pessoas nos ônibus e nos terminais de integração da capital. Preocupado com a situação, o parlamentar apresentou indicações e requerimentos para a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Algumas destas sugestões foram acolhidas e começaram a ser implementadas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Uma das sugestões foi para que a PMA designe fiscais orientadores para organizar as filas nos terminais de integração. “O transporte público de Aracaju é responsável pela locomoção diária de aproximadamente 230 mil pessoas. Desde fevereiro eu levanto minha preocupação em relação a este assunto nas Sessões da Câmara e sugeri a indicação desses profissionais para organizar as filas e evitar que os ônibus saiam lotados de dentro dos terminais, contando com o aumento da frota, aferir a temperatura das pessoas e borrifar álcool em gel”, lembrou Ricardo.

A medida preventiva adotada pela gestão municipal prevê a atuação de 60 pessoas, devidamente uniformizadas e com os itens de segurança, para organizar a fila de embarque e desembarque nos terminais de integração da cidade; aferição da temperatura das pessoas que estão nas plataformas; oferta de álcool líquido para a higienização das mãos dos usuários que desembarcam ou que adentram o terminal via catraca. Essa equipe também orientará os passageiros sobre a importância do distanciamento social e do uso de máscaras, numa abordagem humanizada.

Outra sugestão que o vereador Ricardo Marques tem reforçado é a necessidade de alterar os horários de pico. “É preciso estabelecer horários específicos de entrada e saída dos diversos setores econômicos, com horários para funcionários da construção civil, funcionários públicos, comércios, escolas, clínicas. Assim evitaremos que todos os setores entrem e saiam no mesmo horário. Sugeri também que a prefeitura distribua máscaras para os usuários, esse tipo de ação também contribui no combate à Covid”.

Ponto facultativo

Durante o discurso no Pequeno Expediente desta terça-feira, 30, o vereador lembrou que não haverá ponto facultativo na próxima quinta. “Atenção, prefeitura! Deixe a frota de ônibus como está, não reduzam, avisem ao Setransp. Da última vez em que houve a suspensão do ponto facultativo reduziram a frota e foi o maior transtorno para os usuários. Eu estou dizendo isso pensando no povo”, alertou o vereador.

Toque de recolher

O parlamentar pediu ainda a atenção dos órgãos municipais para as medidas que serão adotadas nas próximas sextas-feiras em que forem decretados o toque de recolher. “Se for mantido o toque de recolher a partir das 18 horas, pelo amor de Deus, disponibilizem mais ônibus no final da tarde. Todos acompanharam a situação ocorrida na semana passada, foi terrível! Não só no transporte público, mas no trânsito das ruas e avenidas. Foi todo mundo correndo para casa no mesmo horário. Eu sugiro escalonar a saída, se possível a partir das 15 horas, além de aumentar a frota de ônibus nesse horário”, aconselhou Ricardo Marques.