"Precisamos evitar mais mortes”, disse o Pastor Diego sobre fila de espera por leitos de UTI

por Moema Lopes - Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/04/2021 15h41, última modificação 13/04/2021 15h41

Por Assessoria do Parlamentar

O vereador Pastor Diego (PP) fez um apelo na sessão ordinária desta terça-feira, 13, ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, para que seja providenciada uma medida urgente de ampliação de leitos de UTI. Segundo o parlamentar, existem 51 pessoas aguardando uma vaga de UTI no sistema de Saúde de Sergipe.

“A fila é grande, o sistema está saturado e nós precisamos de alguma alternativa para vencer essa situação. A vacinação está ocorrendo, isso é muito importante, mas precisamos ver essa questão de leitos de UTI para evitar danos ainda maiores”, frisou.

Pastor Diego chamou a atenção dos parlamentares para uma reflexão sobre o cenário que o sistema de Saúde de Sergipe está vivendo com a pandemia de Covid-19, relatando o caso de uma jovem senhora da comunidade evangélica dele, Valmíria Gomes, de 48 anos, que não tinha nenhuma comorbidade e acabou perdendo a vida para o novo coronavírus.

Peregrinação fatal

Há cerca de 20 dias Valmíria Gomes começou a sentir os sintomas gripais e foi para o Hospital Municipal Fernando Franco, onde passou pelo exame e foi mandada para casa para aguardar o resultado, sem nenhuma medicação prescrita para iniciar o tratamento.

Cinco dias após, ela recebeu o resultado que deu positivo para Covid-19. Voltou ao Fernando Franco e o médico passou a medicação, mas três dias depois Valmíria começou a sentir falta de ar. Retornou ao Hospital, mas o médico passou uma medicação sem fazer um raio X dos pulmões dela.

Valmíria voltou para casa e no dia seguinte o quadro dela se agravou, sendo levada às pressas para o Hospital Municipal Nestor Piva. Lá, foi feito o raio X e perceberam um comprometimento considerável dos pulmões. Ela chegou a ser internada na terça-feira passada, mas por falta de um leito de UTI, na sexta acabou não resistindo e morreu.

“Sergipe começou a viver um cenário triste, onde pessoas, assim como a Valmíria, infelizmente estão morrendo por falta de leito de UTI. Precisamos fazer algo para evitar mais mortes”, afirmou o vereador Pastor Diego.