Plásticos de uso único: PL visa proibir materiais descartáveis em bares e restaurantes
por Nayana Araújo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 15h21
A Câmara de Aracaju aprovou, em segunda discussão, nesta quinta-feira, 23, o Projeto de Lei 01/2021, de autoria dos vereadores Breno Garibalde, Vinícius Porto e Isaac Silveira, sobre a proibição do fornecimento de produtos de plástico de uso único nos bares e restaurantes de Aracaju.
“Me juntei aos vereadores Vinícius Porto e Isaac Silveira, já que todos tínhamos protocolamos esse projeto de forma individual, e conversamos com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel/SE), para somar forças. São pautas importantes que devem ser amplamente discutidas e leis como essa precisam ser executadas para a preservação do meio ambiente”.
Em seu pronunciamento, Breno lembra sobre a gravidade do uso exagerado de produtos de plástico descartável. “A gente sabe que o primeiro copo descartável consumido ainda está no meio ambiente. Estima-se que o tempo de decomposição desse tipo de material é de 300 a 400 anos, mas ninguém nunca viu um se decompondo para provar. Em 2021, por exemplo, quase 139 milhões de toneladas de plástico foram produzidas, sem falar no composto presente no plástico, o bisfenol, que é prejudicial à saúde, provocando várias doenças. Então a gente precisa sim estar atento à essas questões”, salienta o parlamentar.
Agora o Projeto de Lei segue para mais uma votação na Câmara e, se aprovado, irá para a sanção da Prefeitura de Aracaju. “Espero muito que esse projeto vá para a frente, que os estabelecimentos de Aracaju abracem essa ideia e que a gente consiga avançar no quesito do meio ambiente em Aracaju. Segundos de uso de um plástico descartável, podem gerar impactos que duram séculos!”, pontua Breno Garibalde.