PL de Isac que trata da remoção de veículos abandonados na capital aguarda votação na CMA
Veículos estragados, ocupando espaço e causando transtornos de infecções e insegurança a moradores, esse é um cenário existente em todo o Brasil. Nos últimos meses o número de reclamação sobre esta situação foi grande ao Vereador isac Silveira (PCdoB), que analisando atentamente e que, depois de visitar vários locais com essa problemática, criou o Projeto de Lei 64/2019 que trata da remoção de veículos abandonados em vias públicas de Aracaju.
“Esse problema com carros, vans, caminhões encostados há meses, anos, em vias públicas acontece em toda Aracaju. Todos os bairros convivem com esse problema. Além de ocupar espaço, esses veículos causam medo aos moradores. Eles atraem bichos peçonhentos e causa insegurança. Muitos já estão completamente deteriorados”, explica Isac.
No Projeto de Lei o veículo pode ser considerado abandonado se estiver estacionado no mesmo local por mais de 30 dias consecutivos; veículos que estejam faltando rodas, pneus, vidros, portas, placas e outras partes. O PL prever que, primeiramente, o proprietário do veículo seja notificado e tome alguma providência em vinte dias. Nada sendo feito, o veículo deverá ser encaminhado para o pátio, e então retirado em trinta dias para não ir a leilão.
Um morador do bairro Bugio, que sofre com um veículo abandonado há mais de 3 anos, quase em frente à sua casa, diz que é importante este PL.
“O carro aqui é uma carcaça. O dono não faz nada há anos, e não sabemos a quem recorrer. A SMTT diz que é com a polícia e a polícia diz que a situação deve ser resolvida com a SMTT. Enquanto isso alguns bandidos aproveitam o carro abandonado para usar drogas e/ou se esconder e, consequentemente, realizar assaltos”, contou Carisvaldo dos Santos.
A doméstica, Joice de Menezes, moradora do Marivan, também sofre com uma van abandonada na rua que mora. “Todo mundo sabe do perigo de água parada por causa da dengue. Estamos nos aproximando do inverno onde o volume de chuva é grande, com isso, corre o risco de acúmulo de água é muito grande. Se os moradores aqui pegarem dengue, o dono do veículo vai se responsabilizar? Esse carro precisa ser retirado daqui com urgência”, afirma. O PL 64/2019 já foi protocolado e aguarda a votação