PL que permite o transporte de bicicletas nos coletivos de Aracaju, segue para sanção do prefeito
Na manhã desta terça-feira, 19, o Projeto de Lei de n°110/2017, de autoria do vereador Isac Silveira (PCdoB), foi aprovado em redação final pelos parlamentares, e segue agora para a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).
Um dos principais problemas da população é com relação ao deslocamento, por isso, cada vez mais debates sobre mobilidade urbana, e meios para diminuir a quantidade de congestionamento nas grandes cidades, tem sido comuns. Outra questão relacionada a esse assunto é ambiental, pois o excesso de veículos nas ruas gera mais poluição, interferindo em problemas naturais e climáticos em larga escala, e também nas próprias cidades, a exemplo do aumento do problema das ilhas de calor. "A bicicleta é um meio de transporte barato, econômico e não polui o meio ambiente. Um grande número de pessoas já utiliza dela em seu dia a dia, a exemplo dos trabalhadores da construção civil, como vemos nas avenidas Augusto Franco e Tancredo Neves, e tantos outros profissionais que já optam por esse transporte alternativo ecologicamente correto no meio urbano", explicou Isac.
Em Aracaju, a prefeitura já começou a incentivar o uso da bicicleta como transporte e lazer, colocando faixas exclusivas na Orla da Atalaia. Mas, é preciso mais, por isso o Projeto de Lei dispõe o incentivo a instalação de "Bike Racks" nos veículos do sistema de transporte coletivo por ônibus do município de Aracaju. "O que isso significa? Que aqueles que precisam de deslocar, em larga distância, possam intercalar entre a bicicleta e o transporte público. Sabemos que nem sempre o ônibus chega onde precisamos. As grandes cidades já possuem esse sistema e espero sim, que esse Projeto vire lei", falou empolgado sobre o PL, o vereador Isac Silveira.