PL que garante acompanhamento psicossocial a alunos da rede pública de ensino vai a sanção
A Câmara Municipal de Aracaju aprovou, por unanimidade e em última instância, Projeto de Lei de autoria do vereador Fábio Meireles (PPS). Ele institui no calendário escolar do município o mês de acompanhamento social, psicológico e terapêutico, voltado às crianças e adolescentes das escolas públicas municipais e comunidades próximas. O PL, registrado com o número 181/2018, segue para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira.
Em sua justificativa, Fábio ressaltou que a iniciativa possibilitará que estudantes, vítimas de qualquer tipo de transtorno ou abuso, possam ser identificados e devidamente acolhidos e tratados. “Infelizmente, os abusos de toda ordem são registrados nos lares e fora deles. Precisamos estar atentos para que as nossas crianças não levem para toda a vida essas sequelas”, disse.
Ele ressaltou que a escola acaba sendo um cenário importante de observação, uma vez que em dado momento algumas dessas crianças e adolescentes compartilham com professores e colegas as violações que sofrem. “Claro que esse olhar deve estar sempre atento para essa questão que gera dano, sobretudo, psicológico às vítimas. No entanto, entendemos que havendo um período dedicado a esse propósito, a identificação de casos será facilitado”, justificou o vereador.