PL de Sávio, que institui campanha contra a automutilação em Aracaju, é aprovado
por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 15h20
Os vereadores de Aracaju aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 257/2021, de autoria do vereador Sávio Neto de Vardo (PSC), que institui uma série de ações para combater a automutilação, também conhecido por cutting.
Dentre as iniciativas, o PL vai estabelecer campanhas de conscientização e alerta sobre o problema que atinge principalmente crianças e jovens. Por se tratar de um comportamento ainda não muito conhecido, o parlamentar propôs que o tema seja debatido e combatido nas instituições de ensino da capital.
“Nas visitas que fazemos eu ouvi pessoalmente relatos de mães que têm filhos com esse problema. São crianças de até 6, 7 anos. Algo extremamente preocupante, pois a gente percebe como a saúde mental até de crianças precisam ser trabalhadas”, ressaltou o autor do Projeto.
Estudos recentes, feitos com 11 mil crianças e adolescentes de 5 a 14 anos nos Estados Unidos, identificaram fatores de risco à automutilação e grupos mais propensos ao problema, que apareceu em um a cada seis participantes. A pesquisa mostrou que os mais atingidos são os jovens com problemas para lidar com as emoções ou com disposição a correr riscos. Os estudos relevaram também que o distúrbio pode levar à morte.
“A gente fica ainda mais preocupado com o crescimento avassalador da automutilação, por isso, precisamos cuidar das crianças e jovens, possibilitando que elas recebam a devida atenção. Vamos criar essa importante parceria pelo bem de todas elas”, garantiu o parlamentar.
Durante as 4 votações na Câmara Municipal, vários parlamentares destacaram o papel fundamental que tem o Projeto do vereador Sávio. Além disso, os vereadores solicitaram a subscrição do PL, que agora aguarda a sansão do prefeito de Aracaju.