PL de Emília institui a Semana de conscientização da Leishmaniose

por Andrea Lima, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 18/07/2019 09h22, última modificação 18/07/2019 09h22
PL de Emília institui a Semana de conscientização da Leishmaniose

Foto: César de Oliveira

Está em vigor a Lei nº 5.227, de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota), que institui a Semana de Conscientização e Controle da Leishmaniose no calendário oficial do município de Aracaju. 

“É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano, e se não for tratada, chega a ser fatal. No caso dos animais, muitos deles são sacrificados. Por isso o PL é tão importante. As pessoas precisam saber mais sobre essa doença para que possam exigir, e saber como controlar, sem ser necessário chegar ao extremo e ter que sacrificar o animal. É uma questão de Saúde Pública”, explicou a parlamentar.

Ainda segundo Emília Corrêa, apesar de ser umas das doenças parasitárias que mais mata no mundo, muita gente desconhece a gravidade. “Apesar dos gestores não darem a devida importância para esse assunto, a leishmaniose é considerada um grande problema de saúde pública, pois trata-se de uma zoonose (dividida em dois tipos: visceral e tegumentar). A visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Já a leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo. Por isso é tão importante essa mobilização”, salientou.