PL de Ângela Melo inclui questões sobre identidade de gênero e orientação sexual nos serviços públicos de Aracaju
Defensora da diversidade e da garantia de direitos para todas, todos e todes, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) é autora do Projeto de Lei 124/2021, que prevê a inclusão de perguntas sobre gênero, orientação sexual e identidade de gênero nos serviços públicos de Aracaju.
De acordo com o PL, todos os serviços prestados por órgãos públicos municipais em Aracaju “ficam obrigados a incluir na anamnese, triagem, cadastramento e semelhantes perguntas acerca do gênero, da orientação sexual e da identidade de gênero da população atendida”.
Para a parlamentar petista, o Projeto de Lei contribui para a necessária reversão da invisibilidade da população LGBTQIA+. “A ação estatal torna-se mais eficaz quando baseada em dados. Por isso é fundamental termos a inclusão dessas informações, de modo a qualificar a atuação dos órgãos públicos de Aracaju na implementação de políticas que promovam direitos relacionados ao gênero, à identidade de gênero e orientação sexual”, ressaltou Ângela.
Conforma a justificativa da proposta, a disponibilização dessas informações ajudará a compor “material numérico que permita aos/às profissionais, das mais diversas áreas, identificar fatores que possam interferir de maneira substancial na vida da população LGBTQIA+, de maneira a fornecer subsídios para discussões e elaborações de políticas públicas mais focadas nas necessidades dessa população”.