Patrimônio histórico: Projetos de Breno Garibalde são aprovados na Câmara de Aracaju

por Nayana Araujo- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Patrimônio histórico: Projetos de Breno Garibalde são aprovados na Câmara de Aracaju

Foto: China Tom

Foram aprovados na Câmara de Aracaju três projetos de autoria do vereador Breno Garibalde que tornam patrimônio algumas edificações de fundamental importância na identidade da capital sergipana, entre elas está a Igreja do Santo Antônio.

“Ao torná-las patrimônio, o proprietário não pode, por exemplo, descaracterizar o imóvel e isso ajuda diretamente na preservação da nossa identidade. Infelizmente ainda temos um caminho muito longo a ser percorrido na proteção do nosso patrimônio e isso poderia ser feito a partir de incentivos como o desconto no IPTU. Se ações assim não começarem a ser feitas, a gente vai continuar presenciando o abandono desses prédios e o esvaziamento do centro histórico” pontua o parlamentar.

As edificações contempladas com os PLs são:

Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese):
Com quase cem anos, o prédio foi entregue em agosto de 1926 e abriga uma das entidades mais antigas de Sergipe. 

Mercado Municipal Carlos Firpo:
Localizado no Siqueira Campos, o mercado da parte da história do bairro, sendo um ponto importante de comercialização. Ficou fechado por mais de 20 anos, foi revitalizado em 2016 e atualmente encontra-se desativado. 

Igreja do Santo Antônio:
Construção do século XIX em estilo neogótico, a igreja é uma das principais edificações históricas de Aracaju. Até hoje, sedia comemorações do aniversário da cidade.

Além desses três projetos de lei, o parlamentar protocolou outro PL que também torna a Estação da Leste, localizada no bairro Siqueira Campos, Patrimônio Histórico e Cultural de Aracaju. Todas a proposituras aprovadas agora seguem para a sanção do executivo municipal.