Pastor Alves opina sobre possível privatização da Deso

por Fernanda Sales — publicado 02/04/2019 13h02, última modificação 02/04/2019 13h02
Pastor Alves opina sobre possível privatização da Deso

Foto: César de Oliveira

Durante a 16ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 2, o vereador Pastor Alves (PRB) questionou se a possível privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) é a melhor saída para resolver a situação da empresa pública. O parlamentar emitiu sua opinião a respeito do assunto, destacando que ainda tem dúvidas sobre a privatização, mas não nega que está mais a favor do que contra.

“Estou quase a favor, mas ainda preciso tirar dúvidas para entender como funciona. De uma coisa eu não tenho dúvidas, que a Energisa bate de dez a zero na antiga Energipe, que era uma vergonha para Sergipe. Por pior que seja a privatização, acho que privatizando o serviço será muito melhor do que temos hoje. Nada contra a Deso, mas tem muito que melhorar. A Deso cobra valores abusivos, principalmente na taxa de esgoto, que é um assalto para o nosso povo. 80% de taxa de esgoto é um absurdo”, enfatizou Pastor Alves.

Em aparte, o vereador Elber Batalha (PSB) relembrou que na época do governo de Jackson Barreto e Belivaldo Chagas, foi assinado um papel de compromisso afirmando que a Deso continuaria pública. “É isso que causa o descrédito na classe política de hoje. Com três meses de governo Belivaldo muda de postura ao que defendia antes. Isso é um estelionato eleitoral. A Deso tem jeito. Água é vida. Em outros países a água é tratada como o item mais importante para a vida e a punição para quem desperdiça água é bem rígida. Para mim, é preciso manter pública, mas é necessário mais investimentos, o que o governo não quer fazer”, afirmou.

O vereador Américo de Deus (Rede) se colocou contra a privatização. “Não podemos entregar um patrimônio de todo o povo sergipano. A Deso não foi feita para dar lucro, mas para servir ao povo. Temos que tomar providência para não ficarmos reféns de outros países para poder conseguir água. Precisamos pensar no futuro. O problema da Deso é problema de gestão. É preciso que Belivaldo ajuste a gestão que aí está”, frisou o parlamentar.

Já o vereador Isac Silveira (PCdoB) reconheceu o discurso de Pastor Alves. “A grande questão é porque que é tudo tão desorganizado. O governo não tem coragem de dizer que vai privatizar e usa outros argumentos para se fazer a mesma coisa. A Deso é uma empresa que dar lucro, mas tem que ajudar a questão do seu funcionamento. Eu não entendo como vai se desfazer dessa empresa que dar lucro. Vender a Deso é colocar na iniciativa privada algo que é essencial para a vida”, defendeu.

Anderson de Tuca (PRTB) sugeriu que seja marcada uma audiência para debater esse assunto e frisa que é contra a privatização. “O caminho é debater com os trabalhadores. A água é extremamente importante e esse nosso bem não pode ser vendido a qualquer preço”.

O parlamentar Zezinho do Bugio (PTB) destacou que há também preocupação com a falta de tratamento de esgoto em Aracaju e o problema do esgoto desaguar nos rios e marés.