Parlamentares acompanham solenidade de anúncio de recuperação da cidade pós chuvas fortes

por Viviane Cavalcante — publicado 16/07/2019 11h50, última modificação 16/07/2019 14h04

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 16,  os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Isac Silveira (PCdoB), Armando Batalha Júnior (Cidadania), Anderson de Tuca (PRTB), Camilo Lula (PT), Bigode do Santa Maria (MDB) e Seu Marcos (PHS) acompanharam o anúncio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com relação a um conjunto de ações para recuperar a cidade após fortes chuvas que atingiram Aracaju ao longo da semana passada.

Isac ressaltou que as chuvas foram além do esperado e pegou todos os aracajuanos de surpresa. “Portanto, exige da prefeitura uma ação mais contundente pós período chuvoso. E essa iniciativa é louvável, além de ser uma solicitação de toda Aracaju, em especial dessa região do Jabotiana, uma das mais afetadas”, disse.

Já Seu Marcos parabenizou a PMA e todas as equipes empenhadas em reparar os danos causados pelas fortes chuvas. “Sabemos que temos muitos problemas no conjunto Sol Nascente, Santa Lúcia, JK e Largo da Aparecida, mas, o prefeito está se empenhando ao máximo para minimizar o sofrimento dessas pessoas”, afirmou.

De acordo com Bigode do Santa Maria, foi graças as obras realizadas no bairro santa Maria na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e do ex-governador, Jackson Barreto que a localidade não sofre mais com alagamentos. “Com essas fortes chuvas, graças a essas obras ficamos em paz. E, quero que essa paz reine aqui na nessa região também”, relatou.

Camilo Lula lamentou o ocorrido e a proporção que as chuvas tomaram, desta forma, foi a região para se solidarizar com as famílias que foram atingidas por essas chuvas. No mesmo sentido, Anderson de Tuca lembrou que esteve na região na semana passada e participou de ações para amenizar o sofrimento desses moradores. “É louvável essa iniciativa para recuperar essa área mas, é preciso que essas ações cheguem a outras áreas da cidade atingida”, ressaltou.

O vereador Armando Batalha Júnior chamou atenção que essa chuva foi uma das mais intensas nos últimos 20 anos e que essas ações propostas pela prefeitura são imprescindíveis. Para Dr. Manuel Marcos nem o prefeito e a população têm culpa de nada do ocorrido. “Foram chuvas intensas que fugiram da normalidade e do planejamento de todo mundo. Apesar disso, o prefeito estão unindo todas as forças administrativas para sanar as dificuldades dos moradores que sofrem a ação dessa chuva”, frisou.

Ações da PMA

Durante o pronunciamento do prefeito Edvaldo Nogueira informou que cerca de 400 trabalhadores atuarão na localidade a partir de hoje. Serão equipes da Emsurb, Emurb, SMTT, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Defesa Social e Fundat   trabalhando em forma de mutirão para minimizar os estragos trazidos com as fortes chuvas. “A quantidade de chuva foi três vezes a mais do esperado e causaram bastante estrago na cidade de Aracaju. Se não fosse o trabalho de prevenção que fizemos Aracaju toda teria ficado debaixo d’água”, enfatizou.

Entre as ações que serão realizadas serão reforçadas operações tapa-buracos, ações de limpeza e recuperação das redes de drenagem, além disso, serão intensificadas o recolhimento de resíduos acumulados nas vias públicas, serviços de capinação e roçagem. O cata-treco também irá dar suporte na operação e garis e margaridas vão intensificar o combate ao Aedes Aegypt, a partir do recolhimento de embalagens plásticas, copos e pneus.