Palhaço Soneca vota a favor de projeto que protege mulheres grávidas
O vereador Palhaço Soneca (PPS) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para justificar o seu voto a favor de um projeto de lei que protege mulheres grávidas contra a violência durante a gestação e no momento do parto.
Em tom de seriedade, Soneca afirmou que cada parlamentar vota no projeto que acha que tem que votar. “Eu mesmo voto de acordo com os meus ideais. O meu voto é no interesse da sociedade. Tenho personalidade para entender o que o povo realmente precisa, independentemente se um projeto for apresentado pela oposição. Para mim, pouco importa, diferente da maneira que pensam alguns colegas desta casa”, dispara o vereador.
O próprio Palhaço Soneca elaborou há pouco tempo um projeto semelhante. “Votei sim ao projeto da colega vereadora Kitty Lima. Ela está de parabéns, afinal precisamos defender os interesses públicos. E neste caso, há uma necessidade urgente de reduzir a violência contra essas mulheres”, enfatizou.
O projeto de Kitty Lima prevê a elaboração de cartilhas e cartazes com informações sobre o assunto, e posterior divulgação em postos de saúde e maternidades.
De acordo com o Ministério da Saúde, violência obstétrica é todo o ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, por um familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal ou física, as mulheres gestantes,em trabalho de parto ou no período puerpério.
Ao todo, existem mais de 20 condutas que são caracterizadas violência. Os cartazes deverão informar os órgãos e trâmites para que a vítima possa realizar a denúncia nos casos de violência.