Outubro Rosa: Emília parabeniza iniciativa da Escola do Legislativo da CMA

por Camila Sousa - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h20
Outubro Rosa: Emília parabeniza iniciativa da Escola do Legislativo da CMA

Foto: Gilton Rosas

“Um grande passo da Escola do Legislativo desta Casa, preocupada  com a conscientização e a informação das  servidoras,  já que estamos finalizando o Outubro Rosa, mês que trabalha a prevenção do câncer de mama”. Foi dessa forma que a vereadora Emília Corrêa (Patriota) utilizou a Tribuna da Câmara de Vereadores para enaltecer a roda de conversa realizada pela Escola do Legislativo  em parceria com o setor médico da CMA, destinado às servidoras da Câmara.
Para Emília, a informação é algo básico para que as mulheres tenham consciência e conheçam seu próprio corpo.
“Foi de grande valia. Mulheres capacitadas, em nome da mastologista Dra Leilane Barreto, profissional ímpar, trocando informações necessárias sobre a saúde. Muitas vezes,  a gente fala de uma forma para ter um alcance maior e esquecemos quem está próximo de nós. A iniciativa foi excelente. Todas nós precisamos saber, conhecer os fatores de risco, os sinais e sintomas do câncer de mama que ajudam no diagnóstico precoce e, consequentemente, aumentam as chances de cura, salientou.
Ainda em sua fala, a vereadora, que também exerce função de presidente da Procuradoria da Mulher no âmbito municipal, se mostrou preocupada com alguns dados recentes,  em nível nacional, que envolve a saúde mental da mulher.
“Sabemos que isso existe, mas quando vemos assim, em dados, é ainda mais alarmante. Estudos apontam que a prevalência de esgotamento mental, também conhecido como síndrome de burnout, é 25% maior entre as mulheres. A sobrecarga de trabalho, dentro e fora de casa, a pressão financeira e o desafio de conciliar múltiplas tarefas e a rotina de cuidados com crianças e idosos estão entre os fatores que mais têm impactado a saúde emocional de mulheres brasileiras. É difícil, em todos os sentidos, ser mulher. Por isso, temos que fazer por nós o básico, tentar cuidar da saúde”, declarou.