Oficina prática ‘Curativos Urbanos’ é realizada no bairro Bugio
Durante a tarde de sexta-feira, 22, foi realizada no bairro Bugio a oficina ‘Curativos Urbanos’, ação que faz parte da V Semana Aracaju Acessível, projeto idealizado pelo mandato do vereador Lucas Aribé (PSB), em parceria com os alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit).
A oficina prática 'Curativos Urbanos' tem o propósito de colocar "curativos", produzidos pelos alunos, nos problemas encontrados nas calçadas da cidade e que dificultam a locomoção de todos os cidadãos, como por exemplo: calçadas desniveladas e com diversos obstáculos.
A professora do curso de arquitetura e urbanismo, Dora Diniz, afirma que esse evento é superimportante porque os alunos vão adquirir mais conhecimento sobre acessibilidade. “Com essa oficina caminhamos pelas calçadas e mostramos os pontos críticos e entraves do ir e vir livre do cidadão e os impedimentos. A partir desses encontros, reuniões, palestras e oficinas eles vão adquirindo conhecimento teórico e prático”, expõe a professora.
Segundo a coordenadora do Departamento de Licenciamento de Obras e Serviços na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal/RN, Alessandra Marinho, essa ação é muito interessante com os alunos porque eles vão absorver as práticas para o futuro no trabalho deles. “Eles vão pensar acessibilidade como plano inicial do projeto, não só na estética, mas principalmente, em agregar o desenho universal e a acessibilidade ao projeto deles. Os trabalhos de faculdade vão passando por esse exercício”, esclarece a coordenadora.
A estudante do curso de arquitetura e urbanismo e estagiária do Núcleo de Projetos da Unit, Andressa Oliveira, explica que os alunos já tem o embasamento teórico e essa intervenção vai colocar na prática o que se vê em sala de aula. “Vamos identificar os problemas e pensar em soluções para melhorar a questão da acessibilidade nas calçadas”, comenta a aluna.
De acordo com a Promotora de Justiça de Sergipe, Berenice Andrade de Melo, a oficina prática é um momento importante pela conscientização e ainda chama a atenção para os estudantes porque serão os futuros arquitetos e engenheiros. “Eles saem daqui com essa experiência e vão começar a olhar com mais cuidado para a acessibilidade que é tão importante”, comenta a Promotora.
O vereador Lucas Aribé destaca a ação como de grande importância para que possamos perceber as condições atuais das calçadas de Aracaju. “Sabemos que algo precisa ser feito urgentemente para que a situação não se agrave. Um dos caminhos deve ser a conscientização da população, do poder público e do setor empresarial, no sentido de observar as calçadas como sendo algo de todos”, completa o parlamentar.