Oficina de Audiodescrição é realizada na CMA para assessores

por Maraisa Figueiredo, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/09/2017 10h05, última modificação 19/09/2017 13h13
Oficina de Audiodescrição é realizada na CMA para assessores

Heribaldo Martins

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu na tarde de segunda-feira, 18, a oficina de Audiodescrição, ministrada pela professora Rita de Cácia e com a consultoria do vereador Lucas Aribé (PSB), destinada aos assessores de comunicação dos vereadores de Aracaju. A oficina faz parte da programação da V Semana Aracaju Acessível, que está sendo realizada de 17 a 24 de setembro.

A Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia a compreensão e a participação das pessoas com deficiência visual em qualquer ambiente. Esse recurso consiste na tradução das imagens em palavras, por meio de uma descrição objetiva, que em conjunto com as falas originais, permite a compreensão integral do conteúdo. Na televisão brasileira a audiodescrição é obrigatória, desde 2011 e hoje os canais são obrigados a exibir no mínimo seis horas por semana de programação com esse recurso.

Segundo a professora Rita de Cácia, essa oficina é extremamente importante para os assessores de comunicação porque dará a eles noções de como transformar o que é visual em palavras. “Os assessores trabalham muito com a palavra e na medida em que eles a utilizarem para fazer a audiodescrição de uma determinada imagem, de uma pessoa ou de uma realidade darão a possibilidade da pessoa com deficiência visual conseguir construir essa imagem com condições de compreensão do que está sendo apresentado”, explica a professora.

O jornalista e coordenador da TV Câmara de Aracaju, Bruno Almeida, afirma que esse curso oferecido pelo vereador Lucas Aribé, é de grande importância para os jornalistas. “Essa oficina nos dá a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos para que possamos levar informações para todo tipo de público, além de ser uma forma de inclusão, pois permite que pessoas com deficiência visual tenham acesso à informação de uma maneira mais completa”, destaca Bruno.

Valesca Montalvão, jornalista e representante do mandato do vereador Iran Barbosa (PT), diz que a oficina de audiodescrição, promovida pelo mandato do vereador Lucas Aribé foi um momento de ampliar o conhecimento e refletir sobre a importância de potencializar as possibilidades de inclusão não só das pessoas com deficiência visual, mas de todos que compõem a sociedade.

O vereador Lucas Aribé, como jornalista, avalia de fundamental importância a realização desta oficina, uma vez que, assessorar o político é uma missão um tanto quanto difícil porque a própria política já tem a sua linguagem específica com seus termos técnicos. “O audiodescritor além de ter esse conhecimento dos termos que devem ser utilizados deverá ter o cuidado com algum tipo de descrição que será feita para que a imagem seja percebida pela pessoa com deficiência”, finaliza Lucas.