Odontologia do Esporte é tema de Tribuna Livre

por Walter Lopes, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 17/10/2023 15h34, última modificação 17/10/2023 15h34
Odontologia do Esporte é tema de Tribuna Livre

Foto: China Tom

Na manhã desta terça-feira, 17, durante a Tribuna Livre na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), Anna Tereza Lima, esteve, a convite do vereador Miltinho Dantas (PDT), para falar sobre a Odontologia do Esporte e sua importância para a saúde bucal, sistêmica e para o rendimento dos atletas. A presidente também falou sobre a forma de cobrança da taxa da Vigilância Sanitária em Aracaju, dentre outros temas de interesse da categoria.

No início de seu pronunciamento, a presidente do CRO lembrou que dia 3 de outubro foi o Dia Mundial do Cirurgião-Dentista e que em 25 deste mês é comemorado o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista; e informou que a Odontologia do Esporte foi reconhecida como especialidade odontológica pelo Conselho Federal de Odontologia em 2015.

“Tecnicamente, a odontologia do esporte se define como área de atuação do cirurgião-dentista, que inclui segmentos técnicos, teóricos e práticos da odontologia com o objetivo de investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas profissionais e amadores. Com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões, considerando as particularidades fisiológicas dos atletas, a modalidade que praticam e as regras do esporte”, explicou a presidente.

A odontologia do esporte trabalha justamente com as particularidades e especificidades dos atletas, com a intenção de promover, além de saúde bucal adequada, a melhoria do seu rendimento físico. Em oportunidade recente, a presidente do CRO-SE e o vereador Miltinho Dantas, que também é presidente da Federação Sergipana de Futebol, realizaram reunião, alinhando entendimento sobre a importância da promoção de ações conjuntas para fortalecer o esporte sergipano, considerando as contribuições que a Odontologia pode oferecer.

Outro assunto central do pronunciamento da presidente do CRO-SE foi a cobrança da taxa da vigilância sanitária, tema que aflige a classe há muitos anos, já abordado junto à CMA em outras oportunidades, mas sem avanços. A presidente explicou que, em Aracaju, a cobrança da taxa da Vigilância Sanitária Municipal incide sobre os CPFs dos cirurgiões-dentistas para uso dos espaços ocupados pelos consultórios odontológicos nos quais prestam serviços de saúde bucal, não importando se outros profissionais já realizaram o pagamento da taxa pelo mesmo espaço. “É comum ver dois, três ou até mais profissionais pagando taxas pelo uso do mesmo consultório, ocupado em alternância de horários e turnos. Em muitos casos, o estabelecimento é fiscalizado uma única vez pela Vigilância, mas é taxado múltiplas vezes, a depender da quantidade de profissionais que nele atuam”, disse Anna Tereza.

Segundo a presidente do CRO-SE, o pleito é que a cobrança seja feita por estabelecimento, e não por profissional que nele realiza atendimento. Para ela, o próximo passo é cobrar dos vereadores que se comprometeram com a luta após a sessão de hoje, para que avancem juntos com o Conselho Regional de Odontologia nesta temática. Dra. Anna Tereza Lima fez questão de agradecer ao vereador Miltinho Dantas pelo convite, assim como aos demais vereadores que também estão nesta luta.

Sobre o Conselho Regional de Odontologia

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) é a autarquia responsável por fiscalizar e regulamentar o exercício da Odontologia no estado. Sua missão é garantir a ética, a qualidade e a segurança dos serviços odontológicos oferecidos à população. Além disso, o CRO promove a valorização e o aprimoramento profissional de cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em Saúde Bucal e em Prótese Dentária, contribuindo para o desenvolvimento da área. Por meio de suas ações, o CRO-SE desempenha papel fundamental na proteção da saúde bucal da sociedade.

Na foto, a presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, o vereador Miltinho Dantas e Heloisa Nunes Gois, conselheira presidente da Comissão de Municípios do CRO-SE.