O vereador Miltinho Dantas visita a nova sede do Memorial de Sergipe
Na última terça-feira, 17, o vereador Miltinho Dantas (PDT) visitou o Memorial de Sergipe, a instituição museal é mantida pela Universidade Tiradentes (Unit) e pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). O memorial irá funcionar em nova sede, situada na Praça de Eventos da Orla de Atalaia.
O parlamentar estava acompanhado do vice-reitor da Unit, Jouberto Uchôa Júnior, e do vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento. O lançamento da nova sede, para imprensa e convidados, acontece nesta sexta, 20, o público em geral terá acesso a partir do dia 08 de novembro, com prévio agendamento.
“É a Unit preparando os profissionais para o futuro”, frisou o vereador Miltinho Dantas, que ficou encantado com o novo espaço e suas instalações. O vereador também fez questão de parabenizar o reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, com quem possui uma amizade de mais de 25 anos. O Grupo Tiradentes, do qual a Unit faz parte, completou recentemente 61 anos de fundação, formando mais de 95 mil profissionais para o mercado de trabalho.
O novo Memorial de Sergipe conta com mais de 25 mil peças em seu acervo bibliográfico, iconográfico e museológico. O objetivo da instituição é preservar e divulgar elementos socioculturais, bem como atender às comunidades civil e científica em pesquisa, educação e cultura. No acervo, diversas coleções que podem ser classificadas em artes visuais, antropologia e etnografia, ciência e tecnologia, história e imagem e som.
Dentre os objetos utilizados na exposição, estão os: arqueológicos (pedra e cerâmica), paleontológicos (ossos), etnográficos (palha, tecido, cerâmica, penas, madeira), artes visuais (óleo sobre tela, madeira e papel), documentais e fotográficos; de mobiliário (madeira e couro), de armaria (metal, madeira e couro), e de indumentário (tecido algodão, sintético e couro).
Mais de 10 mil peças do acervo museológico estarão em exposição permanente. De fósseis marinhos a aparelhos telefônicos do início do século 20, passando também pela formação de Sergipe, cultura popular, dentre outros.
Para agendar visitas os interessados devem entrar em contato através do telefone: 79 98108-1866.