"O abandono da orla do Porto Dantas é o resultado de mais uma história de ambição", denuncia Américo

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/12/2018 13h20, última modificação 07/12/2018 13h16

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última terça-feira, 4, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido com o secretário do esporte e lazer de Sergipe, Antônio Hora Filho e o Sr. Valter Santos, integrante e representante da Liga Manguezal de Futebol Amador do bairro Porto Dantas, para solicitar posicionamento em relação a responsabilidade pela manutenção da estrutura da nova orla do bairro Porto Dantas.

De acordo com o representante da Liga, a orla do bairro Porto Dantas foi um presente para a população daquela comunidade, no entanto, durante a inauguração observou-se que havia muito a concluir. “A obra foi entregue inacabada, após a inauguração uma empresa ficou realizando serviços por mais dois meses, sem que a população tivesse acesso a todos os componentes da área de lazer, e pior, posteriormente esta empresa encerrou suas atividades, deixando a obra inacabada. Constituímos a Liga Manguezal de Futebol Amador do bairro Porto Dantas para que a própria comunidade pudesse fazer a manutenção do campo de futebol, já que o Poder Público não está fazendo, nosso objetivo é que nos fosse concedida à cessão administrativa do campo”. Explicou Valter.

O Secretário de Estado do Esporte, Antônio Hora Filho, informou que, para que fosse entregue a manutenção do campo para a Liga, seria necessário que em primeiro lugar a SEEL recebesse a obra, inclusive com orçamento para gerir. “A Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude também não é gestora da obra, para que se possa transferir a responsabilidade pela manutenção do campo de futebol é necessário que tenhamos a posse. Do ponto de vista jurídico, a solicitação de cessão está correta, inclusive a Procuradoria Geral do Estado (PGE) já havia sido favorável em outro processo similar. Irei encaminhar todo o processo para que a Casa Civil faça uma análise e informe qual órgão é responsável pela gestão da Orla do Porto Dantas”.

“Nós já podemos ver diversos bancos quebrados, além do gramado do campo de futebol e de todo o paisagismo que circunda a orla que está morrendo por falta de irrigação e de manutenção. Diante da situação, nós fomos à Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), à Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra, à Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (SEEL), à Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurbe também à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e nenhuma delas soube informar qual órgão é responsável pela gestão do local”. Relatou o vereador.

Para Américo de Deus está implícito que a obra foi entregue antes de sua conclusão por motivos eleitoreiros “A obra foi entregue inacabada e em seguida foi abandonada, isso uma falta de respeito com erário público, fazer uma Orla daquela importância e abandoná-la. Eu informei ao Secretário que aguardarei até a próxima quinta-feira (13), para que seja esclarecido de quem é a responsabilidade pela gestão da Orla, assim, poderemos entregar o ofício diretamente ao órgão, se não obtivermos uma resposta, irei ao Ministério Público solicitar que providências cabíveis sejam tomadas, pois, não iremos aceitar que por negligência o resultado seja o mesmo que ocorreu com a Orla do bairro Industrial e também com Parque dos Cajueiros. Agradecemos ao Secretário pelo empenho no encaminhamento deste processo”.