Novas plataformas digitais na educação a distância foi tema do curso da Escola do Legislativo

por Vinícius Andrade e Danilo Cardoso — publicado 04/06/2020 16h20, última modificação 04/06/2020 16h33
Novas plataformas digitais na educação a distância foi tema do curso da Escola do Legislativo

Professora Claudia Stippe. Ascom CMA

A Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizou nesta quinta-feira, 4, o curso “Novas plataformas digitais na educação a distância”, que contou com a contribuição das professoras Ana Bárbara e Claudia Stippe. A atividade faz parte do projeto “Aprendendo com a Crise”, realizada pela instituição para dar continuidade nas atividades com temas recorrentes e atualizados diante da necessidade da população durante a pandemia e isolamento social.

O diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, pontuou que a escolha do convite para as professoras foi por conta do nosso atual contexto que corresponde a tudo aquilo que gira em torno da educação a distância, e assim saberia da necessidade de se ajustar a esse cenário.” As professoras trouxeram uma grande contribuição para todos os presentes no curso. Foi levantada uma conversa sobre as inovações relacionadas aos ajustes do ensino em decorrência das medidas provisórias da pandemia”, disse.

O curso foi ministrado pela professora e especialista em metodologia didática do ensino superior e psicopedagogia, profª Ana Bárbara V. Alves, e pela pedagoga, especialista em tecnologias educacionais, presidente do Instituto Paramitas e gestora do Projeto Aula Digital em Sergipe, profª Claudia Stippe. Além delas, também contou com a participação das pedagogas Irla Suelem e Gleice Mafra.

Para a professora Ana Bárbara, a situação pela qual estamos enfrentando diante da pandemia do novo coronavírus, é um momento de inovar no que diz respeito ao ensino. Dentres as inovações mencionadas no curso pela profª, estão: Criatividade, inovação, dinamismo, educação, autonomia, compromisso, diálogo, multiplataforma, metodologias ativas etc.

Já a professora Claudia Stippe, apresentou uma série de plataformas digitais que podem ser utilizada para o ensino não presencial, e fez um relato bem real da realidade do Brasil sobre essa prática. “Não adianta a existência dessas plataformas se o indivíduo não tiver recursos para que sejam executadas. Somente através de políticas públicas o acesso será igualitário para todos”, concluiu.

O curso contou cerca de 100 participantes presentes de forma online. Todos eles se inscreveram gratuitamente e aproveitaram os temas para aprender mais sobre direitos do trabalho em tempo de pandemia e isolamento social, os certificados serão enviados para eles a partir de amanhã.