Nos 167 anos de Aracaju, Sargento Byron pede por uma cidade mais acessível e inclusiva
Amanhã, 17, Aracaju completa 167 anos. Nesta quarta-feira, 16, a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores foi marcada por diversas homenagens, sendo uma delas do vereador e segundo secretário da Casa Legislativa, Sargento Byron (Republicanos), que rendeu elogios à capital sergipana e toda sua gente. O momento foi, também, oportuno para promover reflexões acerca dos desafios enfrentados pelos cidadãos aracajuanos, principalmente os que são, muitas vezes, invisibilizados pela sociedade, a exemplo das pessoas com deficiência.
O parlamentar reconheceu os grandes avanços dos últimos anos na cidade das araras e dos cajueiros, mas aproveitou para destacar os problemas crônicos ainda muito presentes nas vidas das pessoas com deficiência, como a falta de acessibilidade nas calçadas, a falta de conscientização da população acerca dos direitos desse grupo e a falta de políticas públicas que sejam capazes de promover autonomia, protagonismo e inclusão dessas pessoas que, segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracaju, somam mais de 150 mil habitantes.
“A nossa cidade é conhecida em todo canto por suas belezas naturais. Recebe o turista como nenhuma outra. Mas, infelizmente, ainda precisamos avançar muito no que se refere ao desenvolvimento de alguns aspectos da nossa capital, principalmente quando o assunto é pessoa com deficiência. Precisamos inovar, modernizar de verdade a nossa Aracaju e crescer de maneira sustentável, acessível e inclusiva. Só assim vamos ganhar o título de cidade verdadeiramente humana”, enfatizou Byron.
Assistência Social Presente
Na oportunidade, o vereador aproveitou para parabenizar a Assistência Social, que iniciou, ontem, 15, um novo projeto intitulado “Assistência Social Presente”. “Trata-se de um projeto itinerante que leva os serviços socioassistenciais para os cidadãos que vivem em locais onde ainda não têm Cras, Creas. É uma iniciativa muito plausível. Eu mesmo já cobrei aqui algumas vezes a importância da criação de Cras na Zona de Expansão, no Aloque, ou um projeto itinerante que levasse esses serviços para aquelas pessoas. Fico muito feliz em ver esse projeto sendo inaugurado em nossa cidade”, disse.
Inauguração do Terminal do Mercado
Byron falou, ainda, da inauguração do Terminal de Transporte Coletivo do Mercado, inaugurado nessa terça-feira. O parlamentar parabenizou a obra que, segundo Byron, é moderna e acessível. “Eu estive lá, fiscalizando essa entrega. Fico muito feliz com o resultado final da obra. Um grande presente para o povo de Aracaju. Obra com acessibilidade, bem estruturada e inovadora. Parabéns prefeito Edvaldo Nogueira. Agora, aquele espaço vai garantir conforto e tranquilidade para os homens e mulheres que, diariamente, precisam usar o transporte público”, parabenizou o vereador.