No quadro Parlamento Digital, Ricardo Marques diz que vereador é a voz do povo

por Viviane Cavalcante — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h02
No quadro Parlamento Digital, Ricardo Marques diz que vereador é a voz do povo

Arte: Vanessa Passos

O quadro “Parlamento Digital” no Instagram da Câmara Municipal de Aracaju: @cmaracaju recebeu nesta terça-feira, 13, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) para falar sobre o poder da fiscalização e a possibilidade de mudar a história da cidade. O bate-papo foi conduzido pelos jornalistas Martha Mendonça e Gabriel Xavier que se aprofundaram no assunto, trataram sobre o papel do Parlamento e do vereador, além do trabalho que vem sendo desenvolvido por Ricardo na Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento. 

Vereador de primeiro mandato, Ricardo Marques também é jornalista e falou como sua experiência na profissão o aproximou das necessidades da população aracajuana. “O meu trabalho como jornalista e radialista me deu base para meu trabalho como parlamentar, porque sempre cobrei e fiscalizei. E o papel de vereador se funde muito com esse trabalho, pois o parlamentar é a voz do povo”, disse.

Tratando sobre um Projeto de Lei de sua autoria, o de nº 111/2021, que dispõe sobre a afixação de placas informativas em todas as obras públicas realizadas pelo Município de Aracaju ou por execução indireta. Segundo Ricardo, a prefeitura não tem disponibilizado para a população de forma clara as informações de cada obra. “O que mais vi nas ruas eram placas avisando o prazo em meses e não em data real de quando será entregue. A gente quer que a prefeitura seja mais transparente”, abordou.

Como integrante da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento, Ricardo Marques disse que uma das funções é destrinchar as contas da prefeitura para a população. “É importantíssimo que a população saiba ler as contas públicas. Inclusive, amanhã terá votação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e quem puder, acompanhe”, ressaltou.

Papel do vereador

O papel da CMA e do vereador também foi abordado por Ricardo. De acordo com o parlamentar, além de fiscalizar e fazer leis, o Poder Legislativo deve intermediar os pleitos da população e levá-los para o Poder Executivo. “Devemos ser ponte entre a comunidade e a prefeitura. Por exemplo, em fevereiro estive com uma moradora do Lamarão e apresentou a situação da rua que estava com problemas há mais de seis anos, a gente cobrou e por incrível hoje, fui avisado que a prefeitura está resolvendo o problema. Sou justo e agradeço quando a prefeitura nos responde e atende o pleito da população, esse é o nosso trabalho ser ponte entre a população e a prefeitura”, pontuou.

Sobre a elaboração de leis, o vereador frisou que antes de tudo a propositura precisa ser viável para ser cumprida. Fazendo um balanço do seu mando, Ricardo disse que em seis meses de mandato protocolou 10 leis, revelou que estuda muito sobre o papel do vereador, procura solução para os pleitos da população, vai à rua junto com o povo, dando voz para a população.

Sobre a aproximação da população em suas redes sociais, Ricardo Marques disse que percebeu que essa era uma maneira de dar voz a população. “Na TV ou no rádio, as pessoas têm voz, mas muitas vezes são editadas, nas redes sociais não, todo mundo tem voz. Eu procuro falar com todo mundo que se dirige a mim e esse responder é que faz a diferença”, pontuou.