No mês do Orgulho LGBTQIA+ conheça algumas iniciativas de Linda Brasil no legislativo

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 15h45
No mês do Orgulho LGBTQIA+ conheça algumas iniciativas de Linda Brasil no legislativo

Assessoria da parlamentar

Com uma longa trajetória de atuação na luta pelos direitos e cidadania da população LGBTQIA+, a vereadora Linda Brasil (PSOL) tem reivindicado desde o início da sua mandata pautar importantes cobranças para a vida desse segmento. Em um cenário cada vez mais difícil e violento, que coloca o Brasil na liderança do ranking de países que mais violentam e matam pessoas LGBTQIA+ no mundo. Vale lembrar que os números alarmantes são levantados através de iniciativas dos movimentos sociais e universidades a partir de indicadores das secretarias de seguranças públicas dos estados. As tentativas de invisibilizar esta população são ainda parte das políticas públicas em nosso país. “Temos o desafio de construir um panorama diferente do atual. Uma das lutas é para que o IBGE inclua no censo nacional, as questões relacionadas a identidade de gênero e orientação sexual”, afirma Linda.

Atualmente, com base em indicadores diversos produzidos pela Academia, instâncias governamentais e pelo movimento LGBT, estima-se que existam no Brasil por volta de 21 milhões de gays, 12 milhões de lésbicas e 1 milhão de trans.
Entre estas pessoas, segundo relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (ANTRA), as pessoas trans são as que mais sofrem atentados contra a vida. Só ano passado 175 pessoas foram mortas e neste ano nos 4 primeiros meses 61 pessoas trans foram mortas. Em Aracaju, no início do ano, ocorreu o assassinato de uma joven trans, ainda sem solução e vários registros na DAGV de preconceito contra esta população.
Com foco em levar dignidade, visibilidade e fortalecer políticas públicas voltadas para a saúde, educação, mercado de trabalho e cultura, a mandata da vereadora Linda Brasil tem apresentado diversos requerimentos, projetos de lei e indicações, foram desenvolvidos em constante diálogo com os movimentos sociais e para exigir que as leis que protegem as LGBTQIA+ sejam cumpridas e também suas demandas apresentadas e respeitadas.

Enfrentamento à discriminação e luta por cidadania

Entre as iniciativas mais recentes, a parlamentar apresentou o Projeto de Lei que dispõe de fixação de cartazes para divulgação de Campanha Permanente de Antidiscriminação LGBTQIA+ nos espaços públicos. O projeto prevê não só os espaços geridos pelo poder público, mas hotéis, restaurante e demais espaços de atendimento à população. O PL objetiva publicizar a Lei Estadual nº 7.383 de 06/01/2012, que proíbe e pune atos discriminatórios em virtude de orientação sexual e identidade de gênero, afixadas em locais de fácil acesso, com leitura nítida e que permitam aos usuários dos estabelecimentos a compreensão do seu significado.

Um outro Projeto de Lei, é de grande impacto para a vida das pessoas trans e está voltado para a garantia de cidadania, ele dispõe sobre a regulamentação do uso de banheiros, vestiários e assemelhados por pessoas trans e travestis respeitando suas identidades de gênero, nos espaços públicos, estabelecimentos comerciais e demais ambientes de trabalho no município de Aracaju. Infelizmente o que deveria ser um respeitado como um direito básico, não o é devido a transfobia presente na sociedade. Infelizmente casos de hostilização, humilhação e outros tipos de violência contra a população LGBTQIA+ envolvendo o uso de banheiros, sobretudo com pessoas trans, são constantes em nossa cidade e em todo Brasil.
Outro projeto é o que visa prestar uma homenagem a memória da ativista e mulher trans Laysa Fortuna que foi brutalmente assassinada, o Projeto de Lei aponta a que a Rua Q do bairro Porto Dantas, passe a ser denominado Rua Laysa Fortuna. Brutalmente assassinada. Moradora do bairro Coqueiral, Laysa era estimada pela sua comunidade, onde todos recordam sua garra, sua alegria, sua luta por todos, sua vontade de ver as pessoas felizes e livres, sua caridade e ajuda de todas, todos e todes ao seu redor. O PL também contribui para garantir o enfrentamento à transfobia.
Além disso, a mandata está com iniciativas de ações projetos para a criação do conselho municipal para tratar das questões LGBTQIA+, bem como de uma estratégia de combate a violência contra estas pessoas por parte do poder público municipal.
Vale ressaltar que já no primeiro mês, projetos relacionados a empregabilidade de pessoas trans, uso do nome social em lápides foram apresentados pela parlamentar e não passaram nas comissões da Casa. A mandata pretende reformular estes projetos e iniciativas e seguirá lutando para garantir dignidade as pessoas trans. Também o projeto rejeitado em plenário, que colocava a semana de visibilidade trans no calendário oficial da cidade será reapresentado no próximo ano legislativo. “Podemos ter perdido algumas batalhas, mas estamos na guerra. Não vamos retroceder!”, diz Linda

Saúde

Nesta área, a parlamentar no início do ano se reuniu com a Secretária Municipal de Saúde para reivindicar algumas ações voltadas para a comunidade. Na oportunidade a secretaria acenou com a possibilidade de criar em unidades de saúde um projeto e ação com profissionais para olhar para esta população. Inclusive, indicando a qualificação de profissionais para atender as pessoas trans. Na oportunidade, Linda falou da importância de viabilizar um ambulatório trans e também acolhimento para as pessoas da comunidade.
Também no parlamento, Linda apresentou um importante requerimento para Secretaria Municipal de Saúde solicitando os projetos e ações da saúde voltados para a população LGBTQIA+. Além da interlocução com a saúde, a parlamentar está reforçando, através de indicação, a criação do Ambulatório Trans municipal, uma das maiores demandas do segmento.

Cultura


Entre as iniciativas protocoladas recentemente, estão o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+ e a inclusão da festa LGBTQIA+ no Bugio no Calendário de Aracaju, um dos importantes eventos da comunidade LGBTQIA.