Nitinho visita exposição em homenagem ao cinquentenário do poeta Araripe Coutinho

por Fernanda Sales — publicado 14/02/2019 13h08, última modificação 14/02/2019 13h08

Foto: Heribaldo Martins

Na noite desta quarta-feira, 13, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), visitou a Exposição "No Coração De Alguém Que Esteve Aqui", comemorativa ao cinquentenário do poeta carioca, radicado em Sergipe desde 1979, Araripe Coutinho. A exposição está na Sociedade Semear até o dia 30 de março, de quarta à sábado, das 18h às 21h.

De acordo com Nitinho, a exposição foi pensada por grandes amigos do poeta para retratar a sua vida e história. “Parabenizo a amiga Amorosa, que é a curadora da exposição e a toda equipe que organizou esse belíssimo trabalho. É importante contar a história desse grande artista Araripe, que conheci ao longo de muitos anos em grandes eventos, mas não tive a oportunidade de ser amigo pessoal dele, de conviver o dia a dia com ele como muitos viveram, para poder me engrandecer com a sua cultura. Um grande artista, grande poeta e amigo, tenho certeza que ele é muito querido e está marcado por meio da sua arte na vida de muitas pessoas. Parabéns a todos, estou muito emocionado com esta exposição”, afirmou o presidente.

A Exposição tem como curadora a artista e amiga de Araripe, Antônia Amorosa. “Araripe além de ter sido meu amigo é meu patrono na Academia de Letras de Aracaju e desde a partida dele o pai pediu que eu cuidasse do seu acervo. Desde essa época veio no meio coração a vontade de fazer essa exposição, mas tinha quer ser à altura do que ele merecia, de forma que Aracaju pudesse repensar sobre preconceito, e fazer questionamentos para a sociedade. Será que a gente está vendo as pessoas como elas precisam ser vistas? Será que a gente está entendendo as pessoas como elas precisam ser compreendidas? Essa exposição tem fé, amor, amizade e tem a prova de que quando as pessoas se propõem a fazer algo com amor, fé e amizade já deu certo. Convido a todos para conhecer com profundidade cada espaço que fizemos nessa exposição”, enfatizou Amorosa.

A arquiteta Ana de Cáscia Martins, o profissional Hélio Aguiar, e a designer de interiores Luciana Galvão assinaram a cenografia da exposição, além da participação especial em um ambiente, da arquiteta Marianna Albuquerque.
“Pensamos em cada detalhe para demonstrar da melhor forma como vivia o nosso amigo Araripe. Eu, Ana e Amorosa éramos muito amigas e frequentadoras da casa do poeta, isso foi importante para a construção do projeto. Foi bastante emocionante pensar em todos os detalhes, descobrimos mais coisas sobre Araripe. É uma oportunidade de trazer o poeta do jeito que ele era para a sociedade. Para que as pessoas comecem a entender por exemplo a questão das fotos sensuais dele no Palácio Olímpio Campos, que não foi uma simples piada, que não foi algo indolor, e que trouxe muitas mágoas e depreciações para a vida de Araripe. A exposição serve para questionar a sociedade sobre o que foi feito com Araripe e de como nós agimos com o outro, o preconceito que temos com o outro. As pessoas precisam ser revistas para serem compreendidas, a exposição, em síntese, é isso”, disse Luciana Galvão.

Com um espaço dividido em mais de dez ambientes, a exposição destaca aspectos cronológicos, jargões e conceitos que revelam seu estilo, suas ações culturais e sociais. Uma das principais partes da Exposição retrata o sentimento de Araripe com a repercussão nacional, nas redes sociais e na imprensa, sobre seu ensaio fotográfico realizado no Palácio Museu Olímpio Campos. Além disso, a Exposição traz objetos do seu acervo pessoal e um espaço interativo.