Nitinho recebe comenda da Maçonaria

por Eliz Moura, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Homenagem foi prestada em sessão alusiva ao Dia do Maçom
Nitinho recebe comenda da Maçonaria

Foto: Gilton Rosas

Uma sessão especial alusiva ao Dia do Maçom foi realizada, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), por iniciativa do vereador Nitinho Vitale (PSD).

"Existe um segredo em torno das atividades da maçonaria, mas nós sabemos que o maior trabalho desenvolvido por eles é o trabalho social, voltado aos mais vulneráveis e necessitados", elogiou Nitinho.

O Dia do Maçom é comemorado no dia 20 de agosto. " Eu desejo que este trabalho desenvolvido por estes representantes da maçonaria inspire novos membros e se multiplique para o bem da sociedade", avalizou o parlamentar.

Durante a sessão solene, Nitinho recebeu uma comenda por relevantes serviços prestados à capital sergipana. Ele também recebeu uma comenda como representante da CMA e uma placa em  homenagem ao presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos.

O Dia do Maçom foi instituído na Câmara Municipal de Aracaju por iniciativa do ex-vereador José Valter, que participou da solenidade ao lado de Nitinho, que presidiu a solenidade.

José Valter lembrou que a escolha do dia 20 de agosto para comemoração do Dia do Maçom se deveu ao memorável discurso proferido por um membro da instituição, Gonçalves Lêdo, pedindo a independência do Brasil, o que aconteceria logo em seguida,  no dia 07 de setembro de 1822.

Estiveram presentes à solenidade os representantes das lojas maçônicas: Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe,  Grande Oriente do Brasil e integrantes do grupo de motociclistas Bodes do Asfalto,  também formado por membros da maçonaria sergipana.

"Foi um dia muito feliz e nós ficamos muito honrados por a CMA reconhecer o nosso trabalho e nos proporcionar este dia de comemoração, quando representantes de todas as lojas puderam expressar seus sentimentos e mostrar qual é o nosso objetivo", registrou o Grão-Mestre Jorge Alberto Franco Vieira, representando a Loja Maçônica do Estado de Sergipe.

"Fiquei muito feliz por presidir a sessão especial em reconhecimento ao trabalho filantrópico desenvolvido por estes amigos em todo Estado de Sergipe e no Brasil", reafirmou Nitinho.

Wolney Dias, Grão-Mestre da Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil,  lembrou que a história da maçonaria antecede a história da República do Brasil,  atualmente congregando em Sergipe cerca de 600 membros em 17 lojas distribuídas entre os municípios de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Carmopólis, Estância e Itabaiana.