Nitinho prestigia solenidade de posse do médico e escritor Antônio Carlos Sobral Sousa

por Abrahão Crispim — publicado 21/11/2018 10h41, última modificação 21/11/2018 10h41

Foto: China Tom

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), prestigiou a solenidade de posse do médico e escritor Antônio Carlos Sobral Sousa, na cadeira 18 Sodalício, na sucessão do imortal Dom Luciano José Cabral Duarte. O recipiendário foi saudado pelo Acadêmico Albano Franco. A festividade ocorreu no salão de festas do Iate Clube de Aracaju e foi bastante prestigiada por diversas autoridades sergipanas e nacionais.

Para Nitinho, a posse do médico do novo membro da Academia Sergipana de Letras é um ganho para o povo de Aracaju. “Uma pessoa muito especial, tanto para o município de Aracaju, quanto para o povo do estado de Sergipe, tem uma carreira extremamente comprometida nas suas condutas e de lealdade, desejo sucesso não só a ele, mas a todos que compõe a Academia”, proferiu o vereador.

Em meio à solenidade, coube ao Albano Franco a tarefa de recepcionar o novo integrante. “Antônio Carlos Sobral Sousa, médico e escritor, ciência e literatura pujantes, nome que honra a sociedade sergipana, pesquisador de renome, festejado na medicina brasileira e mundial, digo sem medo de errar, um exemplo de profissional no desempenho de suas funções de médico e professor, pautando-se sempre no respeito pela pessoa humana e na partilha de conhecimentos”, frisou o acadêmico.

O novo Acadêmico assegurou em seu discurso, o compromisso e a honra de suceder Dom Luciano José Cabral Duarte. “É grande a honra que me confere esse Egrégio Sodalício ao abrir a porta da imortalidade de tão nobre e elevada instituição para me admitir no seio dos seus ilustres confrades, com vistas a cultivar a cultura, o desenvolvimento das letras em geral, colaborando para a elevação das artes e da história, pelo reconhecimento da capacidade criativa do homem, e da imaginação que habita a gênese do espírito humano, desde os tempos imemoriais”, colocou o acadêmico.

Experiência profissional

Antônio Carlos Sobral Sousa é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1979), fez internato na Brown University (1979), residência em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual-SP (1980) e em Cardiologia no Instituto Dante Pazanesse de Cardiologia (1981-1983). É Doutor em Medicina pela FMUSP-RP (1987) e Fellow of American College of Cardiology (2009). Ex-presidente das Sociedades: Brasileira de Cardiologia-Sergipe (1992-1993) e Norte-Nordeste de Cardiologia (1996). Professor associado (nível IV) de Cardiologia do Departamento de Medicina (DME) e do Núcleo de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS e membro da Academia Sergipana de Medicina.
Atualmente é Vice Chefe do DME da UFS e coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa da Fundação São Lucas de Aracaju-SE. Foco de pesquisa: ecocardiografia, doença coronariana, cardiogeriatria, síndrome metabólica, fatores de risco e incompetência cronotrópica.