Nitinho prestigia inauguração do Container Datacenter do TCE

por Viviane Costa Cavalcante — publicado 19/05/2017 16h00, última modificação 23/11/2017 15h15
Nitinho prestigia inauguração do Container Datacenter do TCE

César de Oliveira

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) esteve na manhã desta sexta-feira, 19, no Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE), para participar da inauguração do Container Datacenter, que irá amenizar com segurança os bancos de dados desta Corte de Contas. De acordo com o presidente do TCE, Clóvis Barbosa, esse é um fato inédito em termos de órgãos estaduais e pretende dar mais segurança aos sistemas da Tecnologia da Informação do órgão. “A partir de agora todo o nosso sistema estará mais protegido”, afirmou.

Nitinho destacou que o TCE mais uma vez saí na frente no quesito inovação. O parlamentar elogiou o presidente da Corte de Contas pela iniciativa e destacou que foi uma obra importante, pois, irá armazenar informações relevantes dos municípios sergipanos.

O Diretor de Modernização e Tecnologia do TCE, Cláudio Luiz ressaltou o excelente trabalho de equipe de técnicos da Corte de Contas. “Hoje estamos inaugurando um símbolo de nossas metas estabelecidas juntamente com os investimentos da área de tecnologia. O container é um investimento de infraestrutura que vai trazer uma nova condição do TCE de armazenar dados importantes”, informou.

Sobre o container - O espaço que funcionará ao lado do prédio do TCE, tem uma estrutura de 15 toneladas teve um custo total de R$3.228.499,71, incluindo fornecimento, instalação e treinamento dos técnicos do TCE. O presidente do TCE acrescentou que a aquisição foi feita pela necessidade de resolver a precariedade das instalações que abrigavam todos os servidores do Tribunal. “Com o container, não haverá risco de perda de dados e de indisponibilidade do sistema em caso de algum incidente no seu datacenter principal”, acrescentou Cláudio Luiz.

O espaço contém iluminação com sensores, climatização adequada e constante, já que, as máquinas de refrigeração trabalham em harmonia e no caso de uma falhar, a outra automaticamente a substitui. O mesmo acontece com o sistema de alimentação elétrica, que conta com dois geradores.

Com relação ao acesso à sala de informações, que era feito apenas por meio de senha, no container passa a ser biométrico. Caso de um incêndio, os sensores instalados no teto automaticamente detectam a ocorrência e acionam os extintores.