Nitinho participa de workshop com debate sobre o setor elétrico na Energisa

por Eduardo Costa e Danilo Cardoso — publicado 11/11/2019 16h53, última modificação 11/11/2019 16h53
Nitinho participa de workshop com debate sobre o setor elétrico na Energisa

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta segunda-feira, 11, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Nitinho (PSD), esteve presente no Workshop ABRADEE sobre a importância do Congresso Nacional para o setor elétrico. O evento aconteceu na sede da Energisa Sergipe, localizada no Bairro Inácio Barbosa, em Aracaju.

O objetivo do workshop foi discutir temas do setor elétrico e das distribuidoras de energia elétrica, fundamentais para a manutenção dos serviços à sociedade (como tarifas, gastos de energia e manutenção dos serviços). A oportunidade foi de as autoridades exporem pautas importantes para a população.

Nitinho aprovou a realização e a participação no evento. O presidente da CMA questionou apenas a falta de algum representante da energia solar, mas no todo, ficou satisfeito. "É um debate que está na ativa hoje no Congresso Nacional, então foi importante ouvir uma parte. Faltou a outra parte, deveria ter sido um pouco mais democrático com algum representante da energia solar dando seu ponto de vista, mas de resto foi bem produtivo. Entendemos que mudar uma regra do Governo Federal depois de tantos anos é difícil, e a Energisa é uma referência a nível nacional. Tenho que parabenizar a todos por este evento, e esse debate foi muito proveitoso, onde defendemos a energia renovável no estado e no país”, declarou.

O diretor-presidente da Energisa, Roberto Carlos (RC), falou sobre os objetivos do evento e a atual situação do setor elétrico no Brasil. "O objetivo deste Workshop é entender mais o setor elétrico e compartilhar informações. A gente teve uma alta renovação nas bancadas do Congresso Federal e entre os deputados estaduais, e o objetivo é se aproximar de todos eles. O setor elétrico é complexo e precisamos começar essa proximidade, para que todos compartilhem informações importantes. O setor elétrico está em marcha lenta, o PIB ainda não cresce na velocidade que precisa e alguns estados têm problemas. É toda uma conjuntura econômica, que em algum momento vamos conseguir evoluir", afirmou RC.

Por isso, a presença da classe política em um evento como este é tão importante. O workshop, além de Nitinho, contou com a presença do deputado estadual Luciano Pimentel, do deputado federal Laércio Oliveira, representantes do Governo do Estado e demais nomes. O assessor jurídico da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), Wagner Ferreira, parabenizou os participantes pelo envolvimento.

"Esses setores políticos estabelecem a nova dinâmica do setor elétrico brasileiro, e precisamos ouvir essas pessoas, que serão as protagonistas do que veremos nos próximos anos. Neste sentido a ABRADEE se coloca à disposição para ser um apoio e conseguir explicar coisas que, para alguns de vocês, não seja rotineiro", concluiu.